Em 2015, um projeto fundado pela União Europeia e pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer da Organização Mundial de Saúde desenvolveu um estudo que resultou em 12 orientações gerais para a prevenção do câncer de forma geral. São elas:
- Não fume nem faça uso do tabaco em nenhuma forma.
- Deixe a sua casa livre de cigarro. E apoie políticas que proíbam o cigarro em seu local de trabalho.
- Mantenha o seu peso corporal em uma medida considerada saudável.
- Seja fisicamente ativa na vida cotidiana e passe menos tempo sentada.
- Tenha uma dieta saudável. Isso significa: comer cereais integrais, leguminosas, legumes e frutas; limitar alimentos altamente calóricos (ricos em açúcar ou gordura) e evitar bebidas açucaradas; dispensar carne processada; reduzir o consumo de carne vermelha e alimentos ricos em sal.
- Se você beber álcool de qualquer tipo, limite a quantidade.
- Evite muito sol, especialmente para crianças. Use proteção solar.
- Se no seu local de trabalho você precisa lidar com substâncias tóxicas e cancerígenas regulamentadas pelo governo, siga as as instruções de saúde e segurança.
- Descubra se está exposta à radiação de níveis altos de radônio em casa e reduza os níves desse gás. Ele pode ter concentração elevada em áreas em que o urânio existe/ existia em forma natural ou em materiais de construção vindos destas áreas.
- Para mulheres: se puder, amamente seu bebê. Isso reduz o risco de câncer da mãe. A terapia de reposição hormonal (TRH) aumenta o risco de certos tipos de câncer.
- Vacine seus filhos contra hepatite B (recém-nascidos) e papilomavírus humano – HPV (para meninas).
- Participe de programas de rastreio do câncer de intestino (homens e mulheres), de mama (mulheres) e cervical (mulheres).