Em meio à rotina tão corrida de todas nós, seguir uma alimentação rica em frutas, verduras e cereais está se tornando algo raro.
A consequência? Diversos problemas de saúde, como obesidade, diabetes, doenças neurológica, renal e até psiquiátrica.
Adotar hábitos saudáveis no dia a dia pode parecer difícil, mas não é. Existem vários alimentos deliciosos e que até fazem parte da nossa lista de compras capazes de prevenir diversos males.
Repletos de nutrientes importantes para a manutenção da saúde, eles agem como remédios naturais.
“O consumo regular de maçã, abacate e salsinha, por exemplo, fortalece o corpo e a mente. E as vantagens não param por aí: eles são saborosos, fáceis de serem incluídos na dieta e custam pouco”, garante a professora Ana Lucia Hoefel, do Curso de Nutrição do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).
Para você estar nutrida e saudável, AnaMaria listou o que não pode faltar na sua despensa.
ALHO
Carrega boas doses de manganês, vitaminas, cálcio, cobre, potássio, ferro e antioxidantes. Previne a aterosclerose, a demência e a doença de Alzheimer, além de proteger o coração e melhorar os sintomas da asma.
ABACATE
Repleto de potássio e ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a controlar os níveis de colesterol.
AÇAFRÃO-DA-TERRA
Melhora os sintomas depressivos. Além disso, tem funções antioxidante, anti-inflamatória e imunoestimulatória.
AZEITE DE OLIVA
Considerado amigo do coração graças à alta taxa de gordura monoinsaturada. O tipo extravirgem contém mais de 800 substâncias com capacidade antioxidante. Ele apresenta potentes propriedades antiinflamatórias, além de auxiliar na prevenção de acidente vascular cerebral (AVC).
CANELA
Age no controle da glicemia. Ainda tem efeito termogênico, que auxilia no controle do peso.
CRANBERRY
É uma das mais importantes fontes de quercetina e miricetina, que melhoram a circulação sanguínea. Também auxilia no tratamento de infecções do trato urinário.
COUVE
Fonte de vitamina C, potássio, fibras e antioxidantes. Controla o colesterol, regula a pressão e o intestino.
SALSINHA
Riquíssima em vitamina C, melhora a imunidade e combate inflamações.
GENGIBRE
Tem ação termogênica, por isso é um grande aliado na queima de gordura. Ainda controla a pressão, combate a azia e melhora náuseas e vômitos.
CRAVO
Tem funções antimicrobiana, antifúngica, bactericida e antisséptica. Melhora o hálito e pode ser usado na prevenção de cáries (em forma de infusão).
SÁLVIA
Reduz a flatulência, tem efeito anti-inflamatório e antimicrobiano. Também melhora o humor e reduz o risco de câncer.
NOZES
Possuem antioxidantes e ômega 3, que contribuem para reduzir a inflamação e o risco de doenças cardíacas.
MANJERICÃO
Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Protege o corpo de ataques bacterianos, estimula a memória, alivia o estresse, melhora a pele e a visão.
ROMÃ
Rica em fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.
MAÇÃ
Possui polifenóis, flavonóis, procianidinas, antocianinas, chalconas e taninos. Tem ação diurética, anti-inflamatória e antioxidante. Acaba com a retenção de líquido, protege o aparelho digestivo e regula o intestino.
LINHAÇA
Possui boa quantidade de ácido graxo poliinsaturado, conhecido como ‘gordura boa’, com efeitos saudáveis para o coração. Cada colher de sopa da semente moída contém cerca de 1,8 grama de ômega 3.
Além disso, possui lignanas, que podem ser convertidas no organismo em substância semelhante ao estrogênio, o hormônio feminino responsável por fazer com que as funções sexuais e reprodutivas funcionem cem por cento.
UVA
Riquíssima em vitamina C e potássio, tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Protege contra doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.