Cabelo, sobrancelha, o viço na pele… Tudo isso acaba indo embora quando o câncer de mama chega. E se a gente não tomar cuidado, a autoestima vai junto, o que não é nada bom! Afinal, a autoconfiança é essencial para enfrentar tudo com mais leveza. Os especialistas dizem, inclusive, que se sentir bonita melhora até a resposta ao tratamento. Por isso, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) resolveu oferecer aulas gratuitas de automaquiagem para pacientes com câncer durante o Outubro Rosa, campanha que conscientiza sobre a doença. Para saber os locais dos cursos, acesse: (debemcomvoce.org.br). Confira dicas de beleza:
De bem com o espelho
Lenços estilosos: Não esquentam e são bem mais versáteis e baratos do que a peruca. Você pode comprar vários modelos com cores e estampas diferentes, além de brincar com as amarrações.
Pele perfeita: Use uma base hidratante pra deixar a pele viçosa. Um blush ainda ajuda a ficar com uma aparência bem saudável. Se os cílios caíram, lance mão dos postiços para destacar o olhar.
Batons que levantam o astral: É um artifício fácil e que faz toda a diferença. Experimente passar um vermelhão num dia em que se sinta pra baixo. O visual ficará bem mais alegre e a sua beleza, destacada.
Unhas lindas: Não tire a cutícula – ela protege de possíveis infecções. Como a quimioterapia pode ressecar a pele, abuse de hidratantes. Caso vá à manicure, leve seu alicate. E opte por esmaltes claros, pois o tom natural das unhas pode indicar quando
há algo de errado na sua saúde.
Sobrancelhas – um caso à parte: São importantes para a harmonia do rosto e, se você sentir falta, há como reproduzi-las com maquiagem. Use sombra ou lápis da cor original do seu cabelo pra fazer o desenho. Dá para comprar moldes na farmácia!