Especialista explica pré e pós-operatório da cirurgia para redução de testa: famosas como Biah Rodrigues e Thaís Braz fizeram
Biah Rodrigues, esposa do cantor sertanejo Sorocaba, da dupla com Fernando, entrou para o time de influenciadoras que fizeram a cirurgia para redução de testa, cujo nome oficial é frontoplastia. No ano passado, a ex-BBB Thaís Braz fez o mesmo procedimento e contou sobre o processo de recuperação aos seus seguidores.
Tanto Thaís quanto Biah Rodrigues passaram pelo processo para redução de testa por conta de inseguranças com o tamanho da região. Segundo o cirurgião plástico Wendell Uguetto, especialista em cirurgia crânio-maxilo-facial, o procedimento se chama frontoplastia e consiste em retirar o excesso de pele entre a sobrancelha e o início do couro cabeludo, diminuindo a testa.
“É uma cirurgia realizada para retirar uma fita de pele da testa e trazer o couro cabeludo para frente, ganhando alguns centímetros”, ressalta. Aqui, vale o alerta: o resultado da cirurgia será diferente em cada pessoa, pois as distâncias e o excesso de pele retirado será adequado para aquela região avaliada.
“É claro que, no sexo masculino, por conta da calvície e da alopecia afronte, a testa vai aumentando com o tempo. Existem algumas mulheres que também podem ter calvície, e outras em que a questão genética fez com que a testa fosse maior”, explica o médico.
De acordo com Uguetto, o normal é retirar entre 1 a 2 centímetros de pele: “Primeiramente, fazemos uma incisão sobre o couro cabeludo, descolado toda a parte dessa região de trás é feito um avanço desse couro cabeludo para frente. Depois, é retirada essa sobra de pele.” O procedimento para redução de testa custa na faixa de R$ 20 mil.
QUAIS OS RISCOS DE REDUZIR A TESTA CIRURGICAMENTE?
Segundo o cirurgião, trata-se de um procedimento de baixo risco, visto que nenhum órgão vital é afetado e o cérebro está protegido pela calota craniana. Entretanto, podem existir complicações dependendo do paciente.
Como a cicatriz tende a ficar aparente quando a pessoa traciona demais esse couro cabeludo, existe a possibilidade de acontecer uma alopecia cicatricial. Assim, o resultado não é o desejado, pois ficam algumas falhas nesta região.
Caso o paciente não siga as orientações do médico na recuperação, outros riscos, como sangramento e perda de sensibilidade da pele, podem surgir. São consideradas possíveis complicações da cirurgia para redução de testa:
- Sangramentos;
- Hematomas;
- Infecção;
- Perda de sensibilidade da pele;
- Necrose da pele;
- Cicatrizes inestéticas;
- Assimetrias.
QUAIS CUIDADOS TOMAR APÓS A CIRURGIA PARA REDUÇÃO DA TESTA?
Apesar de ressaltar que a recuperação da cirurgia costuma ser tranquila, Uguetto destaca que a região pode ficar dolorida por algum tempo, dando a sensação do paciente não estar sentindo a pele. “Essa sensação de dormência dura, muitas vezes, mais de um ano. O paciente vai ficar com a região dolorida e pode até sentir o couro cabeludo inchado”, esclarece.
Vale ressaltar também que a recuperação varia de uma a duas semanas. Durante esse período, é preciso tomar alguns cuidados, como o uso de uma faixa de proteção no local, além de cuidados com a cicatriz para não haver um alargamento.
NA PRÁTICA
Após quatro meses da cirurgia, Thaís Braz foi às redes sociais, em julho de 2022, conversar com os seguidores acerca de seu processo de recuperação. Ao ser questionada sobre a cicatrização, ela mostrou o resultado da marca.
“Ela está diminuindo a cada dia. E os ‘babies hair’ estão nascendo também, observem”, escreveu nos Stories. Ela mostrou todo o processo em seu Instagram. Enquanto isso, Biah Rodrigues celebra em suas redes sociais o resultado da cirurgia para redução de testa. “Eu tô muito satisfeita com o resultado, gente”, afirmou.
+ Thais Braz enaltece cirurgia de redução de testa: “Mal dá para ver a cicatriz”