A caspa é um problema muito comum que afeta o couro cabeludo, causando descamação da pele e a formação de flocos brancos visíveis. Dependendo do tipo de couro cabeludo, a caspa pode ser seca ou oleosa, cada uma com características e causas específicas.
Nos casos de caspa seca, os flocos são pequenos e finos, caindo facilmente nos ombros, enquanto na caspa oleosa, eles são maiores, mais espessos e costumam ficar presos às raízes do cabelo. A forma mais intensa da caspa oleosa é a dermatite seborreica, em que o couro cabeludo pode apresentar vermelhidão e inflamação.
Por que a caspa aparece?
Diversos fatores podem contribuir para o surgimento da caspa, como o uso de shampoos agressivos, exposição ao cloro, excesso de lavagens ou, no caso da caspa oleosa, a proliferação de uma levedura chamada Pityrosporum ovale.
Além da descamação, é comum que a caspa venha acompanhada de coceira e desconforto, impactando até a autoestima de quem enfrenta o problema.
Mas a boa notícia é que existem formas naturais e acessíveis de lidar com a caspa e aliviar seus sintomas. AnaMaria revela 5 receitas caseiras fáceis de fazer que podem ajudar a restaurar o equilíbrio do couro cabeludo e trazer alívio imediato. A seguir, veja como combater a caspa em casa!
- Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um excelente aliado contra a caspa, pois tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. Além disso, ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo e remove células mortas.
Ingredientes:
- ½ copo de vinagre de maçã
- ½ copo de água
Como usar:
Misture os ingredientes e aplique no couro cabeludo com auxílio de algodão. Deixe agir por 20 minutos e lave o cabelo normalmente. Use 1 vez por semana.
- Gel de babosa
A babosa (Aloe vera) hidrata, alivia irritações e tem propriedades antifúngicas que ajudam a equilibrar a flora do couro cabeludo.
Ingredientes:
- 2 folhas de babosa
Como usar:
Retire o gel transparente da folha e aplique no couro cabeludo, massageando suavemente. Deixe agir por 30 minutos e lave com shampoo neutro e água fria. Repita de 2 a 3 vezes por semana para combater as caspa.
- Óleo de melaleuca (tea tree)
Com ação antisséptica, o óleo de melaleuca combate os fungos responsáveis pela caspa.
Ingredientes:
- 1 ou 2 gotas de óleo essencial de melaleuca
- Shampoo de sua preferência
Como usar:
Misture o óleo ao shampoo, aplique no couro cabeludo e massageie. Enxágue bem com água fria. Faça um teste de alergia antes de usar.
- Chá de tomilho
O tomilho fortalece o cabelo, melhora a circulação e combate fungos, ajudando a combater a caspa.
Ingredientes:
- 4 colheres (sopa) de tomilho
- 2 xícaras de água
Como usar:
Prepare o chá, deixe esfriar e aplique no couro cabeludo. Massageie e deixe secar sem enxaguar novamente.
- Óleo de coco
O óleo de coco hidrata o couro cabeludo e tem ação antifúngica.
Ingredientes:
- Óleo de coco líquido
Como usar:
Aplique o óleo no couro cabeludo e nos fios, massageando suavemente. Deixe agir por 20 minutos com uma touca, depois lave normalmente.
Como combater a caspa? Dica importante:
Essas soluções ajudam a aliviar os sintomas da caspa, mas não substituem o acompanhamento médico. Se a caspa persistir ou piorar, procure um dermatologista para avaliar o caso e indicar o melhor tratamento.
Leia também:
Veja 4 erros que prejudicam o tratamento da caspa