Um incidente ocorreu em Campo Grande (MS), onde um jovem de 28 anos morreu após passar mal em sua residência, localizada no Parque dos Girassóis. A vítima, que apresentava deficiência intelectual severa, havia sido recentemente liberada de um hospital após uma série de complicações relacionadas ao consumo excessivo de seriguelas com caroço. O episódio se deu na última quinta-feira (9). Afinal, será que comer seriguela com caroço é perigoso?
De acordo com informações fornecidas pela mãe do jovem, ele ingeriu uma quantidade excessiva da fruta, resultando em um quadro de constipação. No dia 2 de janeiro, ele apresentou sintomas preocupantes e foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon. Devido à deterioração do seu estado de saúde, foi necessário um encaminhamento para o Hospital Regional.
No hospital, o jovem passou por uma cirurgia destinada à remoção dos caroços das mais de 100 seriguelas que consumiu. Ele permaneceu internado até o dia 8 de janeiro, quando recebeu alta médica e retornou para casa.
No entanto, na noite de quinta-feira, por volta das 21h30, sua mãe o encontrou inconsciente, ajoelhado próximo à pia da cozinha. A mulher imediatamente iniciou manobras de ressuscitação e solicitou a presença dos bombeiros. Apesar dos esforços das equipes de emergência, a vítima não resistiu e foi declarada morta às 22h.
As circunstâncias da morte foram registradas na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol como uma ocorrência a ser esclarecida e caracterizada como morte decorrente de fato atípico.
Comer seriguela com caroço é perigoso?
Engolir um caroço de seriguela não costuma ser motivo de preocupação. Na maioria dos casos, o caroço passa pelo sistema digestivo sem causar danos e é eliminado naturalmente. Entretanto, é necessário atenção ao sinal de qualquer desconforto abdominal, dificuldade para engolir ou respirar. Em caso de sintomas assim, busque ajuda médica.
Segundo especialistas, alguns caroços e sementes podem oferecer mais nutrientes do que a própria polpa. Por exemplo, o caroço do abacate, que possui 70% mais antioxidantes do que a própria fruta. As sementes da melancia, ricas em vitaminas e sais minerais, também ajudam a manter cabelo, unhas e pele saudáveis. A dica é mastigar ou bater no liquidificador, junto com a polpa, para que os nutrientes sejam absorvidos.
Com relação a riscos para a saúde, sementes e caroços de pera, maçã, cereja, damasco e pêssego possuem o composto amigdalina que, em contato com as enzimas do corpo humano, libera o cianeto. Essa substância é capaz de dar dor de cabeça, vômitos e até mesmo óbito. Mas, ingerir uma ou duas sementes de não vai fazer mal.
Leia mais:
Toranja rosa? Estudo aponta quais são as frutas mais nutritivas do mundo