Seja por ansiedade, estresse ou problemas gastrointestinais, não existe nada pior do que ficar sentindo aquele incômodo recorrente no abdômen. Mas, antes de recorrer aos analgésicos convencionais de farmácia, vale a pena tomar um chá para dor de estômago. Aqui, AnaMaria entrega 10 alternativas naturais (e como prepará-las) com propriedades digestivas, calmantes (oi, ansiedade) e, até, anti-inflamatórias.
1. Chá de hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta é uma excelente opção para aliviar dores estomacais, graças à sua ação anti-inflamatória e antiespasmódica. Rica em mentol, essa erva ajuda a relaxar os músculos do estômago, aliviando cólicas, náuseas e desconfortos gastrointestinais.
Como fazer chá de hortelã-pimenta
Ferva 150 mL de água e despeje sobre 6 folhas picadas de hortelã-pimenta. Tampe e deixe repousar por 5 a 7 minutos. Coe e adoce com mel, se desejar. Beba de 3 a 4 xícaras por dia, após as refeições.
2. Chá de boldo para dor de estômago
Conhecido por suas propriedades digestivas, o boldo é um aliado contra a azia e a má digestão. Rico em boldina, ele estimula a produção de bile, reduzindo a acidez do estômago e aliviando a sensação de peso após as refeições.
Como fazer chá de boldo
Adicione 1 colher de chá de folhas de boldo picado em 150 mL de água fervente. Deixe descansar por 5 a 10 minutos, coe e beba morno, de 2 a 3 vezes ao dia. Evite o consumo excessivo e não utilize em casos de problemas hepáticos graves.
3. Chá de funcho
O funcho é conhecido por suas propriedades digestivas e calmantes. Seus compostos ajudam a reduzir cólicas, inflamações no estômago e a sensação de queimação na garganta, sendo um ótimo chá para dor de estômago.
Como fazer chá de funcho
Misture 1 colher de sopa de sementes de funcho com 1 xícara de água fervente. Tampe e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras por dia, preferencialmente antes das refeições.
4. Chá de alteia para dor de estômago
Também conhecida como malvaísco, a alteia possui efeito calmante e protetor do estômago. Seu consumo pode ajudar a aliviar queimação e irritações estomacais.
Como fazer chá de alteia
Adicione 1 colher de sopa de raiz de alteia em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por 10 minutos, coe e beba até 2 xícaras por dia.
5. Chá de gengibre para dor de estômago
Com propriedades anti-inflamatórias e digestivas, o gengibre é eficaz no combate à dor estomacal e náuseas. Ele também ajuda a reduzir a acidez do estômago.
Como fazer chá de gengibre
Ferva 1 litro de água e adicione 1 cm de raiz de gengibre cortada ou ralada. Deixe ferver por 5 a 10 minutos, coe e beba em 3 a 4 doses ao longo do dia.
6. Chá de hortelã para dor de estômago
A hortelã melhora o funcionamento do intestino e reduz inflamações estomacais. Seu consumo frequente ajuda na digestão e alivia desconfortos gastrointestinais.
Como fazer chá de hortelã
Ferva 500 mL de água e desligue o fogo. Adicione folhas de hortelã a gosto, tampe e deixe infusionar por 10 minutos. Beba quente ou frio.
7. Chá de erva-doce
O consumo do chá de erva-doce auxilia no relaxamento do trato digestivo e é uma excelente escolha para aliviar dores abdominais causadas por inchaço e gases.
Como fazer chá de erva-doce
Ferva 300 mL de água e adicione 1 colher de chá de sementes de erva-doce. Deixe descansar por 5 minutos, coe e beba morno.
8. Chá de camomila para dor de estômago
Muito popular, a camomila tem ação calmante e anti-inflamatória, ajudando no alívio de dores estomacais, azia e má digestão.
Como fazer chá de camomila
Ferva 500 mL de água, desligue o fogo e adicione 2 colheres de sopa de flores e folhas secas de camomila. Tampe e deixe infusionar por 15 minutos antes de beber.
9. Chá de alcaçuz
O alcaçuz é um potente anti-inflamatório natural, ajudando a proteger o estômago contra irritações e ácido excessivo.
Como fazer chá de alcaçuz para dor de estômago
Ferva 500 mL de água com 5 g de raiz de alcaçuz por 10 a 15 minutos. Coe e beba até 2 xícaras por dia.
10. Chá de alecrim
Com propriedades digestivas, o alecrim ajuda a aliviar dores abdominais e facilita a digestão.
Como fazer chá de alecrim
Ferva 1 xícara de água e adicione um punhado de ramos frescos ou 1 colher de chá de alecrim seco. Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba morno.
Leia também:
Saúde reprodutiva: 6 plantas que podem te ajudar segundo especialista