As festas de fim de ano são momentos especiais de celebração, união e, claro, pratos deliciosos! Porém, para quem tem diabetes, hipertensão ou colesterol alto, a preocupação com a saúde na ceia de Natal é essencial. Mas, não se preocupe, é possível curtir esse momento sem abrir mão da saúde, com algumas escolhas inteligentes. Entenda!
Vale lembrar que, de acordo com a biblioteca virtual do Ministério da Saúde, pessoas com diabetes são aquelas que convivem com essa doença crônica que provoca o aumento da glicose no sangue, devido à incapacidade do organismo de produzir insulina ou de utilizá-la corretamente.
Já a hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição crônica que afeta o coração, os vasos sanguíneos, o cérebro e os olhos. Ela é um dos principais fatores de risco para doenças graves, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal e cardíaca.
Aqueles com colesterol alto, ou hipercolesterolemia, por sua vez, têm níveis elevados de colesterol no sangue. O colesterol é uma substância gordurosa produzida pelo fígado e também presente em certos alimentos. Quando seus níveis estão elevados, pode haver riscos para a saúde cardiovascular.
AnaMaria Indica: 5 filmes de Natal para entrar no clima de fim de ano
Como montar uma ceia de Natal saudável para diabéticos, hipertensos e com colesterol alto?
A ceia de Natal pode ser saborosa e, ao mesmo tempo, adaptada às necessidades de quem tem condições como diabetes, hipertensão ou colesterol alto. A chave está em substituir alguns ingredientes. Confira a seguir como adequar a ceia para esses quadros, segundo orientações do Ministério da Saúde.
Cuidados especiais para diabéticos na ceia de Natal
Se você tem diabetes, a ceia de Natal pode ser deliciosa e segura. A recomendação é focar em alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e grãos integrais, que ajudam a controlar os níveis de glicose.
Assim, evite carboidratos simples, como doces, pães brancos e refrigerantes. Esses alimentos fazem os níveis de glicose subirem rapidamente. Uma dica é escolher frutas frescas e legumes como entradas, pois são ótimos aliados no controle glicêmico.
Para hipertensos, o segredo está nos temperos
Quem tem hipertensão deve evitar alimentos ricos em sódio, como molhos industrializados, embutidos e conservas. Uma ótima alternativa é apostar em temperos naturais como ervas e especiarias. Além de realçarem o sabor dos pratos, ajudam a evitar o excesso de sal.
Para a ceia de Natal, invista em chás sem açúcar ou água aromatizada para manter a hidratação de forma saudável e fugir dos refrigerantes.
Cuidados na escolha dos alimentos para quem tem colesterol alto
Se o colesterol está um pouco elevado, a ceia de Natal também pode ser gostosa e benéfica para sua saúde. Evite frituras e alimentos com alto teor de gordura saturada, como alguns tipos de carnes vermelhas e salgadinhos.
Dessa forma, o melhor é optar por preparações assadas, grelhadas ou cozidas, além de incluir peixes ricos em ômega-3, como salmão ou sardinha, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL).
Alimentos típicos de Natal que fazem bem
No momento da ceia de Natal há alimentos tradicionais que também são aliados para a saúde. Confira a seguir alguns deles que podem ajudar especialmente os diabéticos, hipertensos e pessoas com colesterol alto!
- Oleaginosas: nozes, castanhas e amêndoas são perfeitas para todos. Para os diabéticos, têm baixo índice glicêmico, enquanto para os hipertensos, são ricas em potássio. E quem tem colesterol alto pode aproveitar suas gorduras saudáveis, que ajudam a melhorar os níveis de colesterol HDL (o bom);
- Peixes: bacalhau e salmão são excelentes opções. O ômega-3 presente nesses peixes ajuda a controlar a pressão arterial e a reduzir os níveis de colesterol ruim. Eles são uma escolha saborosa para diabéticos, hipertensos e quem busca controlar o colesterol;
- Peru: uma carne magra e naturalmente com baixo teor de sódio, perfeita para os hipertensos. Para diabéticos, é uma boa fonte de proteína, ajudando a controlar a glicose. Quem tem colesterol alto pode consumir sem culpa, já que o peru contém menos gordura saturada;
- Frutas secas: uvas-passas, ameixas e damascos são deliciosos, mas devem ser consumidos com moderação. Eles são ricos em fibras e potássio, ideais para quem tem hipertensão, e auxiliam no controle glicêmico e na redução do colesterol ruim.
Dicas de preparo para uma ceia de Natal saudável
No preparo dos alimentos, aposte em temperos naturais, como ervas frescas e especiarias, para reduzir o uso de sal. Evite frituras e invista em métodos como assar, grelhar ou cozinhar a vapor. Para as sobremesas, opte por adoçantes naturais, como stevia, ou escolha frutas frescas para finalizar a refeição de forma leve e saudável.
Assim, lembre-se de priorizar carboidratos complexos, como arroz integral, quinoa e vegetais ricos em fibras, e evite produtos com excesso de açúcar ou gorduras saturadas. Dessa forma, você garante uma ceia de Natal saborosa e adequada para todos, sem abrir mão da saúde.
Leia também:
Como aproveitar as sobras das festas de fim de ano com segurança?
Comentários 2