A “balinha da tadalafila” lançada pelo influenciador digital Jon Vlogs foi proibida pela Anvisa na última quarta-feira (15). O produto, um gummy chamado ‘Metbala’, teve vetada sua fabricação, comercialização, distribuição, manipulação, propaganda e uso. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e tem efeito imediato.
Segundo a Anvisa, a medida foi necessária porque o produto não possui qualquer tipo de registro junto à agência. Além disso, a empresa responsável pela Metbala, a FB Manipulação Ltda., não tem autorização para fabricar medicamentos.
Em nota, a autarquia afirmou que “a medida foi adotada porque o produto não tem qualquer tipo de regularização na Agência. Além disso, a empresa identificada não tem autorização da Anvisa para fabricar medicamentos”.
A agência também esclareceu que medicamentos no Brasil só podem ser vendidos por farmácias e drogarias e precisam ter registro válido. “O registro é a comprovação de que o produto possui eficácia, segurança e qualidade”, informou o órgão.
Quem desrespeitar a proibição está sujeito a sanções administrativas, incluindo multas. A restrição vale também para qualquer pessoa ou veículo que divulgue ou comercialize o produto de maneira direta ou indireta.
Riscos do uso sem prescrição
A Anvisa reforçou ainda que a tadalafila é um medicamento sujeito à prescrição médica e seu uso deve ser avaliado por um profissional de saúde. Utilizado no tratamento da disfunção erétil, o fármaco pode provocar efeitos colaterais graves.
Entre os riscos, estão reações como falta de ar, infarto e acidente vascular cerebral (AVC), embora esses efeitos sejam considerados raros. A agência alerta para os perigos da automedicação e da falta de acompanhamento médico adequado.
Influenciador promoveu a ‘Metbala’
A Metbala foi apresentada ao público no início de 2025 por Jon Vlogs, que chegou a afirmar nas redes sociais que o produto era “100% legalizado e aprovado pela Anvisa”. Após a repercussão da proibição, tanto o site oficial quanto os perfis nas redes sociais da balinha foram tirados do ar.
Além disso, o influenciador apagou algumas postagens feitas anteriormente sobre o produto. Até a publicação desta matéria, ele ainda não havia se pronunciado oficialmente sobre o assunto.
Quem é Jon Vlogs
Por trás da marca, está o influenciador Luan Kovarik, conhecido como Jon Vlogs, de 22 anos. Com mais de 10 milhões de seguidores, ele compartilha um estilo de vida luxuoso com jatinhos, festas, carros de alto padrão e viagens internacionais.
Jon é fundador da agência Hypebud, criada em 2021, que alcançou faturamento superior a R$ 100 milhões no primeiro ano. Ele também acumula amizades com celebridades como Neymar, Virginia Fonseca e Vini Jr.
Apesar do sucesso, Jon já esteve envolvido em diversas controvérsias, incluindo acusações de má gestão por criadores ligados à sua empresa, além de polêmicas envolvendo relacionamentos e suposta ligação com sites de apostas.
Até o momento de publicação desta matéria, o influencer não se pronunciou sobre o caso.
Ver essa foto no Instagram
Resumo: A Anvisa proibiu a venda e fabricação da “balinha da tadalafila” Metbala, promovida pelo influenciador Jon Vlogs, por falta de registro e autorização. O produto era divulgado como aprovado, mas não tem regularização. A tadalafila exige prescrição médica e pode causar efeitos graves.
Leia também:
Uso de testosterona por mulheres aumenta – e oferece riscos!