Não é impressão. O inchaço piora, sim, em períodos de calor. O vestidinho, que estava perfeito até a semana passada, não fecha mais; do nada, aparecem bolsas ao redor dos olhos; o tornozelo fica dolorido…
Acontece que, nos dias mais quentes, os vasos sanguíneos dilatam e a circulação fica mais devagar – parte da água que compõe o sangue escapa e fica alojada sob a pele, dando origem ao edema.
A boa notícia é que, com medidas básicas, dá para aproveitar a estação com menos volume e mais disposição. AnaMaria Digital conversou com a fisioterapeuta Viviana Piccinini, que é especializada em estética, e trouxe algumas dicas para te ajudar!
DRENAGEM LINFÁTICA: UM CLÁSSICO QUE FUNCIONA
Quando o objetivo é desinchar, essa massagem continua insubstituível. Ela estimula a cadeia de gânglios linfáticos para que a circulação não fique congestionada e, assim, ajuda o organismo na liberação natural de toxinas e líquidos.
Viviana explica que o segredo está em fazê-la da forma correta, com movimentos delicados, pois a drenagem linfática não pode deixar hematomas. “Deve ser uma massagem leve sempre no sentido para o centro do corpo.” Neste ponto, a recomendação é que você procure por um profissional qualificado e fique atento à sutileza dos movimentos.
HIDRATAR PARA DESINCHAR
Parece um contrassenso, mas a água diminui a densidade do sangue, combatendo a retenção, além de desintoxicar. Mas vale ressaltar: bebidas alcoólicas não contam, nem mesmo a cervejinha gelada. Precisa ser água mineral, água de coco, sucos naturais… ou seja, líquidos que reponham sais minerais e atuem no bom funcionamento do organismo.
ALIMENTOS DO BEM
Frutas e legumes ricos em água, como a melancia, melão, abacaxi, morango, kiwi, pepino, aipo e chuchu, hidratam, melhoram a diurese e ajudam repor nutrientes. Eles devem fazer parte de uma dieta com carbos, proteínas e gordura do bem. Inclua saladas com verduras, legumes, proteínas e porções de frutas na dieta. São escolhas inteligentes, capazes de fornecer energia e garantir o pique, agregando nutrientes de qualidade.
INIMIGOS DECLARADOS
Alimentos ricos em sódio e muito condimentados pioram a retenção líquida, assim como o álcool. Portanto, devem ser evitados.
MEXA-SE!
A prática regular de exercício físico melhora a circulação e ajuda a diminuir a retenção líquida. Vanessa Furstenberger, profissional de educação física, explica que o exercício melhora na circulação linfática, melhorando o retorno venoso e ajudando a eliminar o líquido extracelular. As atividades mais recomendadas são as clássicas caminhada, corrida, natação, hidroginástica e musculação.