Fiuk tem enfrentando uma dura batalha para superar o vício em cigarro. Pelas redes sociais, o cantor e ator de 32 anos revelou que precisou ser hospitalizado e passar por exames recentemente. Ele também detalhou sua jornada para superar a dependência, algo que considera desafiador, especialmente porque fumar é um hábito presente em sua família. Entenda o que é a abstinência da nicotina e veja dicas para parar de fumar!
Segundo a plataforma Progress Hub, que acompanha a implementação das diretrizes da Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Controle do Tabaco, 12,6% da população adulta do Brasil fuma, 7 pontos percentuais menos que a média global.
Sobre os fumantes, a maioria deles é homem, mas as mulheres, no geral, destacam-se entre os adolecentes. Em comparação com as mulheres brasileiras, os homens representam 15,9% dos fumantes, enquanto entre elas é de 9,6% de prevalência do tabagismo.
No caso dos adolescentes de 13 a 17 anos, a prevalência ligeiramente maior entre adolescentes do sexo feminino (5,6%) do que entre adolescentes do sexo masculino (5,3%).
O que está acontecendo com Fiuk?
Fiuk compartilhou em seus stories do Instagram que começou a sentir “sensações estranhas” e exaustão após noites em claro, o que o levou a buscar ajuda médica. Durante a internação, ele contou que sentiu uma tosse incomum e decidiu fazer um check-up para entender melhor sua saúde.
Além dos desafios físicos, a abstinência da nicotina pode causar sintomas emocionais e comportamentais, como dor de cabeça, irritabilidade e dificuldade de concentração, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso, parar de fumar é um processo que requer paciência e apoio, e a boa notícia é que, com o tempo, esses sintomas tendem a melhorar.
O INCA explica que a nicotina é uma substância poderosa que atua rapidamente no cérebro, fazendo com que os primeiros dias sem fumar sejam os mais difíceis. Mas é importante lembrar que cada pessoa reage de forma diferente, e a intensidade dos sintomas pode variar.
Abstinência da nicotina
A abstinência da nicotina pode trazer uma série de sintomas, como dor de cabeça, tonteira e até tristeza. É um sinal de que o corpo está se recuperando, e essa fase tende a durar entre uma a quatro semanas. O INCA enfatiza que esses desconfortos são parte do processo de restabelecimento do organismo.
Para quem está passando por essa fase, procurar ajuda médica é fundamental. Um pneumologista pode oferecer orientações e, se necessário, medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas da abstinência.
Lembrando que, ao decidir parar de fumar, pequenas vitórias são importantes. Após, por exemplo, 20 minutos sem fumar, a pressão arterial já começa a se normalizar, e em duas horas, a nicotina já não está mais no organismo, o que mostra que cada dia sem cigarro é um passo em direção a uma vida mais saudável.
Como para de fumar?
O mais importante é ter coragem e fazer um plano. Alguns métodos podem ajudar nesse processo de parar de fumar e a ajudar a superar a abstinência da nicotina. Veja a seguir os mais conhecidos:
Parada Imediata
Essa é a sua primeira opção! Escolha uma data e, a partir desse dia, não fume mais nenhum cigarro.
Parada Gradual
Esse método pode ser feito de duas maneiras. A primeira é reduzindo o número de cigarros, assim, se você fuma 30 cigarros por dia, siga este plano:
- No primeiro dia: fume 30 cigarros;
- No segundo dia: 25 cigarros;
- No terceiro dia: 20 cigarros;
- No quarto dia: 15 cigarros;
- No quinto dia: 10 cigarros;
- No sexto dia: 5 cigarros;
- No sétimo dia, será o seu primeiro dia sem fumar.
A segunda forma de fazer a parada gradual é retardando a hora do primeiro cigarro, algo que você pode fazer assim:
- No primeiro dia, fume o primeiro cigarro às 9 horas;
- No segundo dia, fume às 11 horas;
- No terceiro dia, às 13 horas;
- No quarto dia, às 15 horas;
- No quinto dia, às 17 horas;
- No sexto dia, às 19 horas;
- No sétimo dia, será a data em que você deixará de fumar de vez.
Outra dica é que, se você está pensando em parar de fumar, escolha uma data para iniciar essa nova etapa. Transforme o dia da sua decisão em um momento especial, e não hesite em buscar apoio de amigos e familiares. Caso precise, busque suporte médico devidamente habilitado que pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Leia também:
R$4 mil por ano com cigarros? Entenda os malefícios que o cigarro causa