Nossa mente é sobrecarregada com informações o tempo todo. Essas informações vão ficando armazenadas em várias camadas superficiais e profundas, como ruídos que nunca cessam.
O processamento dessas informações custa energia e custa presença, porque de uma vez que você está sobrecarregado com excessos: imagens, sons ocupações mentais, projeções, a mente vai gerando ansiedade na busca de um controle disso tudo, como consequência não se tem mais espaço de aquietamento ou de de descanso mental.
O treinamento de meditação começa justamente neste ponto, direcionando e criando um espaço dentro da mente de descanso, silêncio, de pausa. Por repetição vai nos conduzindo à sensação de estabilidade e aquietamento psicoemocional.
Pausar é primordial
Em um mundo onde tudo fala tão alto, onde os estímulos são incontáveis, e uma enxurrada de informações nas mídias sociais cria um ambiente interno acelerado e caótico permeado por cobranças, cansaço e tensão é primordial que se pause.
A meditação não proporciona apenas ganho de serenidade, mas atua em todos os aspectos de desenvolvimento humano, inclusive no corpo biológico, na nossa estrutura orgânica. Ele é capaz de reconfigurar internamente o metabolismo das células, caminhos neurais e o comportamento.
É uma ciência ancestral, que data de milênios, e pode levar o ser humano a estados de consciência mais ampliados e que vem sendo respeitada e comprovada pela comunidade científica contemporânea recorrentemente.
Uma melhor qualidade de vida é apenas uma das consequências da meditação regular.
Quando começamos a meditar, nosso sono melhora, nossas relações se tornam mais harmônicas, nossa sensação conosco também ganha êxito, generosidade e lucidez. O mundo à nossa volta responde de forma diferente porque nós estamos alterando internamente pequenas configurações de reatividade.
Meditar é muito importante. Diria mais: é essencial, deveria ser aprendido por todas as pessoas como uma ferramenta de desenvolvimento integral e de uma vida mais consciente.

Meditar vai muito além de fechar os olhos e ficar quieto fisicamente. É um estado ativo, inclusive.
Ao longo do dia, você pode ter pequenos hiatos de meditação, estados meditativos e com certeza, vivenciar a meditação sem perceber.
Mas quando ela é consciente, quando passa a ser percebida por você, traz um ganho de performance interna que vai se projetar também em sua efetividade na vida, nas suas relações, no seu trabalho, na sua convivência, no seu crescimento e realização pessoais.
Existem técnicas que podem gradualmente nos conduzir a este estado meditativo. Essas técnicas vão trabalhar especialmente mindfulness e admnistração respiratória. Uma combinação acertiva entre a respiração consciente e mindfulness pode nos proporcionar estados mais concentrados até chegar a um ponto em que você realmente acessa o estado de meditação.
Isso é um processo e como tudo, vai te pedir energia e treinamento. Afirmo: é possível para qualquer pessoa. Bora lá? Medite! Busque esse espaço para você!








