O estresse, considerado o mal do século, é uma espécie de esforço de adaptação ao meio. Apesar de parecer uma definição simples de compreender, ela muda de contexto quando se conceitua que meio é esse: mudança de emprego, relacionamentos familiares e amorosos, luto, doenças e pandemias, crises econômicas e climáticas ou hábitos diferentes daqueles que estávamos habituados.
De acordo com a pesquisadora Flavia Hesse, autora do livro “Chega de Estresse – o guia definitivo para gerenciar o estresse”, a pandemia está sendo um fator muito forte e permanente de estresse.
“Exatamente por tudo que o que estamos acompanhando há dois anos, com muitas informações desencontradas até a descoberta da vacina e, agora, o ataque de uma nova variante após parecer que estava tudo voltando ao normal. É desolador”, ressalta a pesquisadora.
Por todos esses motivos, o nosso dia a dia foi muito alterado também. O uso obrigatório de máscaras, que inicialmente era apenas para médicos, tornou-se fundamental para proteger o outro e a nós mesmos da contaminação. Nos adaptar a ela foi muito difícil, porém, pois seu uso constante pode causar algum desconforto.
“E o desconforto é um fator de estresse, mas como seu uso é imprescindível o ideal é encontrar aquela que melhor se adapta ao seu rosto”, lembra Flávia.
AnaMaria Digital traz algumas dicas da especialista para você lidar melhor com o estresse da vida. Confira!
1. ACEITE
Lutar contra é um desperdício de energia e só piora tudo, pois não temos nenhum controle de como as coisas irão se desenrolar. Quando aceitamos o que não pode ser mudado, fica mais fácil lidar com a situação.
2. OLHE PRA FRENTE
Procurar manter e focar objetivos de longo prazo, se engajando ativamente para alcançá-los. Isso dá propósito e significado a nossa vida, além de nos manter motivados.
3. ROTINA É BOM
Ter rotina estruturada durante o dia, separando bem momentos profissionais dos pessoais, especialmente se estiver trabalhando em home office, é fundamental para conseguir relaxar.
4. FOQUE NO POSITIVO
Evitar reclamar, buscando enxergar e valorizar aspectos positivos que certamente existem em sua vida. Também permita-se pequenos prazeres diariamente, como conversar com
amigos, ouvir música ou ler um livro.
5. SEJA RESILIENTE
Treinar e desenvolver a resiliência é interessante também. Ou seja: melhorar a nossa capacidade de suportar pressões e estresse e voltar a seguir de bem com a vida, apesar das dificuldades.
6. DORMIR BEM O SUFICIENTE
O ideal é entre 7 e 9 horas todos os dias. Isso porque, quando dormimos bem, temos mais disposição e lidamos melhor com dificuldades e desafios do cotidiano.
7. MEXA-SE
Atividade física é essencial, pois, além dos hormônios do bem, ajuda a espairecer. Foque em fazer coisas que te deem prazer, como uma bela caminhadas ao ar livre, o que ajuda a pensar em coisas mais leves e mudam o foco, ou mesmo uma aula de dança.