A prisão de ventre, também chamada de constipação intestinal, é caracterizada pela dificuldade de evacuar. Esse é um problema que também pode afetar bebês e crianças. Se a criança ficar mais de 7 dias sem evacuar, é recomendável procurar um profissional de saúde para avaliar.
Entretanto, a melhor forma de evitar o quadro de constipação infantil é monitorar o consumo de água e fibras. Por isso, com a ajuda da pediatra Rosely Pereira Burgo, listamos algumas dicas para evitar a prisão de ventre nos pequenos. Confira!
1. Inclua fibras diariamente na refeição dos pequenos
Incluir na alimentação diariamente comidas ricas em fibras, de fácil aceitação, como pão integral, aveia, canjica, feijão, palmito, ameixa seca, frutas ao natural e verduras cruas. As frutas também são boas fontes de fibras, desde que consumidas ao natural, evitando purês e sucos. No caso da laranja e da tangerina, é aconselhável picar os gomos e oferecer os pedaços.
2. Estabeleça horários regulares para as refeições
Criança que tem horários regulares para fazer as principais refeições, ingere volume suficiente de comida, fazendo o intestino ter melhor funcionamento. Aquela que come de pouquinho em pouquinho não estimula o intestino.
3. Ofereça alimentação sólida
A alimentação mais pastosa, na forma de papinhas, leite batido com frutas e cereais, sucos, iogurtes, gelatinas e flans, contém menor quantidade de fibras.
4. Crianças devem ingerir água
A criança deve beber pelo menos 4 copos de água por dia, para manter a hidratação do corpo e propiciar o bom funcionamento do trânsito intestinal. Esse líquido é fundamental para umidificar as fezes.
5. Crie um horário para a criança ir ao banheiro
Ter um horário certo para ir ao banheiro serve para condicionar o intestino a funcionar corretamente. A melhor hora é após as principais refeições, pois neste momento todo o sistema digestivo está estimulado, facilitando o funcionamento do intestino. A criança precisa ficar numa posição confortável. Os pés devem ficar apoiados em banquinhos ou em qualquer outro suporte.
6. Atividades físicas são importantes
Crianças mais ativas, que fazem caminhadas, brincadeiras ou exercícios regulares, têm pouca chance de ficarem constipadas.