De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde não condiz com o senso comum, cuja ideia é de “ausência de doença”. Saúde compreende um bem-estar biopsicossocial, ou seja, uma harmonia física, psicológica e social do indivíduo. Sob essa perspectiva, no Brasil, tem aumentado progressivamente a conscientização da população a respeito de encarar o exercício como algo muito além da estética, e sim como um ‘remédio’ barato capaz de proporcionar longevidade e autonomia no decorrer dos anos. E tudo começa com aquela indicação: faça uma caminhada!
EXPERIÊNCIA PRÓPRIA
Rita Carvalho é um exemplo de quem fez da caminhada uma forma de se manter saudável e com peso na medida. Odiando academia e todo o processo que envolve a musculação, encontrou nas ‘passadas’ uma maneira de seguir sendo saudável. “Foi um achado realmente, até porque nunca gostei de me exercitar. Comecei por pura e espontânea pressão numa tentativa de ser um pouco mais saudável. Após as minhas caminhadas, parece que o meu dia rende muito melhor, fico disposta e com mais vontade de fazer a minha rotina”, fale orgulhosa.
IMUNIDADE REFORÇADA
Em artigo publicado na revista científica Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews, pesquisadores relatam, após analisar pacientes com covid, que treinos aeróbicos como a caminhada contribuem para fortalecer a imunidade e o sistema respiratório, podendo minimizar a morbidade e mortalidade decorrentes do vírus.
BENEFÍCIOS
“Entre os benefícios da caminhada estão melhora do humor, da circulação, aumento na eficiência pulmonar. Além disso, controla a vontade de comer excessivamente e deixa o cérebro mais saudável – um remédio natural para controlar a depressão”, explica o personal trainer, Guilherme Guedes.
Os exercícios aeróbicos ainda são peças fundamentais nos circuitos de emagrecimento, já que, quando combinados com musculação, operam verdadeiros milagres. “Fora isso, caminhar é de extrema importância na hora de liberar também os feromônios, por isso tem tantos adeptos que, após o exercício, a sensação de bem-estar é enorme, atesta o especialista”, conta.
Não apenas isso: o hábito de caminhar é uma excelente forma de evitar dores na coluna. Sendo dançarina há muitos anos, a consultora em desenvolvimento humano, Ester Gomes, sempre sofreu com leves dores nas costas e na região lombar, e o novo hábito se tornou muito eficiente para sanar o problema: “Tomar anti-inflamatórios é sempre pesado para o corpo, então, ter essa forma alternativa e tão libertadora para resolver essas dores incômodas foi um presente”, relata.
PRATIQUE COM FREQUÊNCIA!
O neurocirurgião e especialista em coluna, Haroldo Chagas, relata as vantagens de praticar a caminhada regularmente:
“Os benefícios que a caminhada pode trazer são inúmeros e eles variam de acordo com quem pratica. Por esse motivo, é amplamente recomendada pela comunidade médica, pois é bastante eficaz na reabilitação do paciente, agindo diretamente no seu fortalecimento muscular e aliviando dores lombares”. O médico recomenda caminhar pelo menos de 20 a 40 minutos, de duas a três vezes na semana, pois acredita que a prática vai influenciar na melhora das dores. “Seguindo essa recomendação, já é possível notar os resultados nas seis primeiras semanas de exercícios sem interrupção”, finaliza.
MENTE LEVE
Como se não bastasse, os benefícios da caminhada se estendem para a mente, como apontam estudos científicos. Um deles, publicado por pesquisadores canadenses, aponta que pessoas que davam menos de 5 mil passos por dia apresentam uma saúde mental prejudicada. Já aquelas que completam entre 5 e 16 mil passos diários alegam redução do estresse e aumento da percepção de bem-estar, alegria e felicidade.