O megahair é um procedimento que caiu no gosto das brasileiras e consiste no alongamento ou extensão do cabelo – opção perfeita para quem quer se livrar das pontas finas e assumir madeixas longas, volumosas e naturais.
Entre as técnicas de aplicação, podemos destacar cola de queratina, nó italiano, microlink, tictac e o método impercept, criado pela especialista em alongamento capilar, Alina Carmezim, que, além de não danificar os fios, permite aplicar as extensões em apenas 30 minutos – e de maneira imperceptível. “O método utiliza uma fita a desiva fina rente ao couro cabeludo, sendo extremamente difícil de perceber onde estão as aplicações”, explica a profissional.
Outro ponto positivo é que, conforme o cabelo cresce, as extensões não ficam aparentes. A técnica é bastante recomendada para quem tem fios muito finos e quer ganhar volume ou está em processo de transição capilar. Só quem já passou ou está passando por isso sabe os desafios que aparecem no meio do caminho, ainda mais quando chega o ponto em que a mistura de texturas incomoda pelo fato de ficar evidente o crescimento da raiz cacheada e a outra parte lisa. É nessa hora que vem a pergunta: devo ou não realizar o big chop (corte de cabelo que tira toda a parte alisada dos fios durante a transição capilar)? Saiba mais sobre o procedimento do momento.
BOA ESCOLHA
Para muitas mulheres, o corte para assumir de vez os cachos é um choque. Talvez essa seja uma das decisões mais difíceis no processo de transição. Mas o megahair pode ser a salvação nesse período. “Hoje em dia, trabalhamos com diversos tamanhos, cores, estilos e texturas de cabelo. O megahair para cabelo cacheado, além de lindo, traz aquela naturalidade até o cabelo crescer no tamanho que a pessoa desejar”.
DURAÇÃO
Desde que os cabelos estejam bem cuidados, pode chegar a três meses, porém a manutenção precisa ser feita de forma correta. Isso inclui lavagem do cabelo pelo menos duas a três vezes por semana, secagem correta dos fios e uso de escovas específicas para o tipo de cabelo.
MITOS E VERDADES
Megahair prejudica os fios: MITO
Hoje, o megahair imperceptível é sinônimo de recuperação capilar. A técnica impercept, por exemplo, usa menos de 10% do cabelo natural em sua aplicação, sem peso, sem tracionar o bulbo capilar.
A higienização é complicada: MITO
É possível fazer tudo em casa, sem precisar recorrer a salões. Quando o procedimento é realizado de forma correta, é possível ter acesso ao couro cabeludo normalmente e lavar como de costume. A única indicação é enxaguar muito bem para que saia todo o resíduo do produto. Outra dica é evitar usar cremes em excesso na raiz para mantê-la sempre limpa.
Para retirar o mega é preciso cortar os fios naturais: MITO
A técnica de remoção depende muito do método usado, mas, em nenhuma delas, é preciso cortar o cabelo natural. Nas técnicas que usam cola para a aplicação é usado um removedor específico. Já nos métodos que são feitos nós, é necessário cortar o elástico que prende esse nó. É sempre importante lembrar que a remoção é tão complexa quanto a aplicação, e que se o profissional em questão não dominar a técnica e não tiver delicadeza ao fazer o procedimento, o cabelo vai acabar sofrendo algum dano.
Pode entrar no mar ou piscina com as extensões: VERDADE
Sim, vida normal. O que se recomenda é que, após a exposição do cabelo ao sal ou ao cloro, haja um cuidado com o cabelo e as extensões para manter a beleza e a saúde dos fios.
Dormir com as extensões molhadas pode estragar o cabelo: VERDADE
Dormir de cabelo molhado proporciona um ambiente ideal para a proliferação de fungos. Para quem tem extensões, o ideal é que o cabelo seja lavado e seco sempre durante o dia, pois, além de aumentar a durabilidade das extensões, anula o risco de fungos.
Pode usar secador, chapinha e babyliss nas extensões: VERDADE
Não há problema em usar fontes de calor, desde que sejam extensões feitas com cabelo 100% humano. O certo é não direcionar esse calor em cima das faixas ou mechas, lembrando sempre de usar um bom protetor térmico para manter a saúde dos fios, além de um finalizador ou reparador de pontas para mantê-los bem nutridos.