Gabi Luthai deu à luz a Pietro, seu primeiro filho com Téo Teló, há cerca de uma semana. Agora, a família se decida aos cuidados com o recém-nascido, que está com disquesia do lactante. Ao mesmo tempo, mantém-se focada com o pós-parto, com a técnica de tapping.
A cantora compartilhou um dos procedimentos que tem feito para desinchar após a gestação. “É tipo depilar o abdômen”, brincou, mostrando a enfermeira responsável por remover as fitas. “Serve pra ajudar a desinchar, pois tem ação linfática e contentiva”, acrescentou.
Gabi ainda explicou que o método é muito utilizado em pós-operatório e pós-parto. Em seguida, ela mostrou os efeitos da prática em seu corpo: “Temos aqui uma barriga molinha, como já era de se esperar, mas que já desinchou super bem”. Mas como funciona a técnica?
Adeus, inchaço! Veja 5 dicas para acabar com a retenção de líquidos
CONHEÇA O TAPPING
O método original do tapping foi criado por Kenso Kase, nos anos 70. O japonês desenvolveu um estudo sobre a utilização de bandagens elásticas no tratamento de lesões e traumas. A técnica tem como objetivo estimular a musculatura e o fluxo linfático e sanguíneo.
As bandagens de fita utilizadas são as responsáveis por auxiliar na reabilitação de músculos e nervos após os traumas. Por isso, o modelo de tratamento é muito utilizado após práticas esportivas. Não é difícil observar atletas de futebol, vôlei e outros esportes com as diversas fitas espalhada pelo corpo.
Ao longo do tempo, a técnica terapêutica de reabilitação se propagou e chegou à estética e são utilizadas em hospitais, clínicas, escolas e equipes esportivas profissionais. Atualmente, são muito utilizadas pelas mamães após a gestação, pelo efeito de redução do inchaço.
COMO AGE?
O processo para desinchar começa diretamente no edema local, nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos do corpo. Popularmente, o inchaço também conhecido como retenção de líquidos.
Como tratar e evitar a retenção de líquidos?
A bandagem elástica do tapping atua no direcionamento do líquido que está no interstício, causando o edema, para o coletor linfático. Assim, o tapping potencializa os efeitos da drenagem linfática, quando as técnicas são combinadas, e reduzem o inchaço com a evolução do retorno linfático daquela região.