Desde que chegou à ‘Casa do Reencontro’ do BBB23 — onde estão os eliminados desta edição —, Fred Nicácio parece estar desconfortável com a situação de ter que dividir o cômodo com outros brothers que não tolera. A mágoa do médico se deve principalmente pelo racismo religioso que sofreu dentro do programa por parte de Key Alves, Gustavo e Cristian.
Nesta quarta-feira (22), durante conversa na Casa, Fred falou que não vai deixar passar batido e que irá processar a intolerância religiosa que sofreu no BBB23. O médico ainda deixou claro que sabe separar coisas do jogo do racismo sofrido.
“Coisas do jogo acontecem, a gente consegue identificar o que é jogo e o que não é. Todo mundo erra, todo mundo acerta, ninguém é perfeito. Tem coisas que devem ficar no jogo. Traição, mentira, enganação, faz parte do jogo. Isso são decepções que ficam no jogo. São articulações do jogo e cada um faz o que deve fazer”, iniciou ele.
“Tem coisas que não dá pra ficar no jogo. Racismo não tem como ficar no jogo. Infelizmente, racismo mata. Não é como decepção. Racismo mata pessoas todos os dias, me mata desde que nasci. Eu tenho um alvo nas minhas costas desde que nasci apenas por ser preto”, continuou.
Na sequência, Fred Nicácio falou sobre como o racismo religioso que sofreu o afetou: “Quando vocês falam e fazem aquelas coisas que eu vi depois, aquilo me engatilhou demais. Quando vocês três – Gustavo, Key e Cristian – praticam racismo religioso comigo, eu descubro isso lá fora, e isso me deixou muito engatilhado. (…) Racismo, para além de não ter nada a ver com jogo, é crime. O que vocês fizeram é criminoso. Racismo religioso é uma coisa muito séria”, afirmou ele.
Em seguida, o médico continuou falando sobre como o preconceito é estrutural. “Vocês disseram que foi um mal-entendido, mas não foi um mal-entendido. Nessas de mal-entendido nós temos 500 anos de preconceito racial no Brasil, e 500 anos de pessoas como eu, Tina e Paula sofrendo. O que vocês fizeram aniquila pessoas. Anula oportunidades. (…) Vocês nunca vão saber o que é ter um olhar atravessado pra vocês por causa da sua cor. (…)”, desabafou.
Por fim, Fred Nicácio falou sobre sua saúde mental e declarou que irá processar os três brothers. “Fiquei muito adoecido com o que vocês fizeram comigo. Não tenho raiva, não é rancor, não é mágoa. É dor. Vocês me causaram dor. O que vocês fizeram foi crime, e meu jurídico vai acionar vocês lá fora. Vocês vão ter que responder judicialmente por isso”, finalizou o médico.