Depois de muitas críticas e piadas sobre a participação de Fiuk no ‘Big Brother Brasil 21’, a equipe responsável por suas redes sociais decidiu se manifestar sobre o assunto. Em nota publicada no Facebook, neste sábado (13), foram dados detalhes sobre as condições psicológicas do ator, além de esclarecimentos sobre o seu atual comportamento e aparência no reality show.
De acordo com o comunicado, Fiuk é diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), depressão e ansiedade. “O principal sintoma do TDAH é a desatenção extrema, que pode resultar na impercepção de coisas tidas como ‘óbvias’ por muitos do tribunal da internet que julgaram-o ignorantemente após a Prova do Anjo”, começou.
A equipe do brother explicou que a falta de tratamento para essas doenças pode justificar algumas das atitudes de Fiuk no ‘BBB21’: “No programa, ele está em evidente abstinência de medicações para a depressão e ansiedade. Isso vem afetando muito o estado psíquico dele”.
“Como já dito pelo Fiuk, esses transtornos deixam-o isolado e causam intensas crises de choro. Fiuk possui hipersensibilidade resultante de suas doenças crônicas, que geram sérias recaídas emocionais. O fumo excessivo de cigarro é uma válvula de escape/controle para toda a ansiedade causada pela pressão, exclusão e perseguição que ele vem sofrendo nos últimos dias”, completou.
Em seguida, o link para uma live educativa, feita através do Instagram, encaminhou os seguidores a entender mais sobre os transtornos de Fiuk e como agem as pessoas atingidas por eles. “Por favor, eduquem-se antes de destilar ódio e desinformação. Tenham empatia e compaixão”, finaliza a nota.
Na publicação, foi utilizada uma cena do reality show para exemplificar o dilema enfrentado por Fiuk. O vídeo mostrou Caio relatando um desentendimento com o filho de Fábio Jr. na cozinha, quando diz: “Não é um cara que tem déficit de atenção”. O fazendeiro foi prontamente corrigido por Juliette e Karol Conká.
DISCURSO DE ÓDIO
Recentemente, o comportamento de Fiuk tem sido alvo de diversas piadas e, até mesmo, ofensas. O ator foi criticado pela aparência abalada e constante crises de choro, ao que a equipe repudiou:
“Memes e piadas sobre a aparência e as condições mentais do Fiuk são de cunho extremamente desrespeitoso. Os transtornos psicológicos e seus estigmas jamais devem ser motivos de zombaria”, escreveu.
Ao fim da nota, a equipe declara preocupação com a reação do brother quando sair da casa do ‘BBB21’ e tiver acesso ao comentários maldosos e “ódio gratuito” que vem recebendo diariamente.