No interior do Rio Grande do Sul, na pitoresca cidade de Alegrete, reside um dos participantes mais marcantes do BBB 24: Matteus. Sua história é um testemunho de resiliência, começando com o abandono de seu pai ainda durante a gravidez de sua mãe, Luciane, que tinha 17 anos na época. Criado com amor e dedicação pela matriarca e por sua avó, Dona Neuza, o gaúcho não esconde a admiração que sente pelas duas.
Tido já como o agroboy da casa, se engana quem pensa que Matteus é fazendeiro ou que sua família detém de posse de terras. Pelo contrário, o gaúcho foi criado com muita humildade pela avó, que era doméstica, e pela mãe, que teve que recorrer à Justiça para receber uma mísera pensão de R$ 100 do pai de Matteus, Giovani Vargas.
FAMÍLIA HUMILDE
Em entrevista ao jornal Extra, Luciane contou como foi esse período: “Eu tive a ajuda da minha mãe para criar o Matteus. Na época em que o pai dele me deixou para ficar com outra, eu estava de quatro pra cinco meses de gestação. Lembro que eu nem saía de casa de tanta vergonha, imagina, uma cidade pequena como Alegrete. Eu só queria me esconder”.
“Quando conheci meu ex, meu pai tinha morrido há três meses. Então, era só com a mãe que eu contava. Ela foi empregada doméstica durante anos, também lavava roupa pra fora na beira do Rio, levava as trouxas e uma bacia na cabeça”, declarou a mãe do brother.
Luciane enfrentou dificuldades financeiras enquanto criava Matteus, contando com o Bolsa Família por um tempo. Posteriormente, conseguiu um emprego em um supermercado. Apesar dos esforços combinados com a ajuda da mãe e uma modesta pensão que Dona Neuza recebia do falecido marido, as despesas eram um desafio.
“Não vou ter vergonha de falar, muitas vezes passamos por necessidade e comemos na casa dos outros porque na nossa não tinha”, disse Luciane ao jornal Extra, emocionada. Vale mencionar que, até sua entrada no BBB 24, Matteus vivia com R$ 300 de uma bolsa da universidade federal, onde cursa Engenharia Agrônoma.
REFERÊNCIAS
Embora Giovanni Vargas tenha oficializado o registro de Matteus ao nascer, foi seu padrasto, Luciano, que está com sua mãe há 24 anos, que desempenhou o papel de figura paterna na vida do gaúcho. Apesar do abandono paterno, Matteus demonstra resiliência em sua vida, mantendo uma boa relação com seu pai e sua madrasta, especialmente após o nascimento de sua irmã, Lorena, de 6 anos.
Mas a maior referência de sua vida é sua avó, Dona Neuza, por quem o brother não esconde seu amor e sua admiração. Inspirado por ela, Matteus se inscreveu duas vezes no BBB antes de ser selecionado para esta edição. Também foi por causa de Dona Neuza que o gaúcho topou participar dos concursos de beleza que sua mãe o inscrevia, mesmo sem gostar do ramo.
SONHOS
A adolescência de Matteus foi marcada pelo trabalho na roça para ajudar em casa, enquanto seus amigos se divertiam, mas isso não o abalou. O gaúcho seguiu sonhando e fazendo planos singelos, os quais o fizeram estar no BBB.
Determinado, Matteus entrou na casa mais vigiada do Brasil com o desejo de realizar o sonho de sua avó. Mais do que luxo ou ostentação, ele quer comprar um sítio pequeno onde Dona Neuza possa criar galinhas e uma vaca, algo que ela sempre quis.
“Ele disse que não pode ver minha mãe deixar essa vida sem realizar um desejo dela. E sei que ele vai conseguir. Quando ele saiu pela porta de casa, me disse: ‘A nossa vida vai mudar a partir de hoje, mas eu vou ser sempre seu filho e neto da vó”, contou Luciane.