Na noite de segunda-feira (27), o voo AD2820 da companhia aérea Azul, que partiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, declarou estado de urgência “pan-pan” momentos antes de aterrissar no Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco.
Este alerta é utilizado para solicitar prioridade na abordagem e pouso. A decisão foi tomada após a aeronave apresentar uma falha técnica nos slats, dispositivos móveis localizados nas asas que auxiliam na sustentação durante a descida.
Em comunicado oficial, a Azul confirmou que a prioridade foi requerida devido a questões técnicas e assegurou que a aterrissagem ocorreu sem incidentes ou problemas durante o desembarque dos passageiros. “A companhia lamenta eventuais inconvenientes e enfatiza que ações dessa natureza são imprescindíveis para garantir a segurança das operações”, afirmou a empresa.
A Aena, responsável pela administração do Aeroporto do Recife, informou que o Centro de Operações de Emergência (COE) foi mobilizado em resposta ao ocorrido. Segundo a concessionária, tanto o pouso quanto o desembarque transcorreram normalmente.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), através de um relatório preliminar do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), destacou que a falha nos slats ocorreu durante a aproximação para o pouso. Os slats desempenham um papel crucial na aerodinâmica da aeronave, aumentando sua sustentação ao permitir que o avião desacelere e atinja uma velocidade mais baixa para uma aterrissagem segura.
Conforme explicado pelo especialista em aviação Lito Sousa em seu site, os slats são complementares aos flaps, que também têm como função melhorar a performance do voo, mas estão localizados na parte posterior das asas. O funcionamento adequado desses dispositivos é vital para a segurança das operações aéreas.
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