Se você gosta de observar o céu, prepare-se para um espetáculo natural: a Lua de Veado, como é chamada a Lua cheia do mês de julho, poderá ser vista em todo o Brasil nesta quinta-feira (10), a partir das 20h37 (horário de Brasília). Embora não seja um fenômeno raro, chama atenção pela beleza e significado.
Com o céu limpo, será possível observar o disco lunar quase completamente iluminado durante toda a noite. O nome curioso vem de uma tradição antiga, e não tem relação direta com os animais — mas com o ciclo da natureza e a cultura popular.
Por que o nome “Lua de Veado”?
O termo tem origem nas tradições dos povos indígenas da América do Norte. Julho é o período em que os veados machos começam a desenvolver seus novos chifres, o que marca o início da vida adulta desses animais. Por isso, essa Lua cheia ficou conhecida como “Buck Moon” – ou “Lua do Veado”, em português.
Apesar de o fenômeno não ter ligação direta com a biologia dos veados, a Lua cheia dessa época inspirou o nome que acabou se popularizando entre astrônomos amadores e apaixonados por astrologia.
O que acontece durante o fenômeno?
A Lua cheia acontece quando o satélite natural da Terra se posiciona em oposição ao Sol, refletindo a luz solar e deixando sua face totalmente iluminada para quem observa da Terra. No caso da Lua de Veado, essa iluminação pode ganhar um tom levemente alaranjado, tornando o visual ainda mais encantador.
Segundo o site especializado Star Walk, a fase cheia atinge seu pico às 20h37, mas o fenômeno pode ser observado ao longo de toda a noite, com mais de 98% do disco lunar visível. A próxima aparição da Lua de Veado será no dia 29 de julho de 2026.
Dicas para observar melhor a Lua de Veado
Para aproveitar ao máximo o espetáculo, vale seguir algumas recomendações simples:
- Escolha lugares altos e afastados de luzes artificiais, como mirantes, áreas rurais ou topos de morros;
- Evite regiões com muita poluição luminosa, como grandes centros urbanos;
- Use aplicativos de astronomia, que ajudam a localizar com precisão a posição da Lua no céu.
Se o tempo estiver aberto na sua cidade, vale separar um cobertor, preparar uma bebida quente e aproveitar esse momento de conexão com o céu.
Resumo:
A Lua de Veado, nome dado à Lua cheia de julho, poderá ser vista no Brasil a partir das 20h37 desta quinta (10). O fenômeno é tradicionalmente associado aos ciclos da natureza e oferece um espetáculo visual para quem gosta de observar o céu, com pico de iluminação e tom alaranjado durante toda a noite.
Leia também:
Como a lua influencia o seu signo