Mauricio de Sousa recebe prêmio Cátedra Unesco por estímulo à leitura - Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil
Geral

Mauricio de Sousa recebe prêmio Cátedra Unesco por estímulo à leitura

Primeira revista da Turma da Mônica foi publicada nos anos 70 por Mauricio de Sousa

Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo Publicado em 22/10/2022, às 07h57

O quadrinhista Mauricio de Sousa recebeu nesta sexta feira (21) uma homenagem da cátedra Unesco de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em reconhecimento ao estímulo à leitura de várias gerações no país.

Para a coordenadora de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Rebeca Otero, os personagens e as histórias que Maurício de Sousa criou ao longo de sua carreira contribuíram para a formação de leitores de muitas gerações.

É o caso do ilustrador Rafael Feitosa. Ele inclusive escolheu a profissão inspirado nas histórias em quadrinhos do Mauricio de Sousa que lia quando criança e hoje lê as revistinhas para sua filha Sofia.

Segurando o icônico coelho azul de pelúcia, a filha de Rafael, Sofia, de 5 anos, contou qual o personagem favorito da Turma da Mônica.

Nascido em 27 de outubro de 1935 em Santa Isabel, interior de São Paulo, Mauricio de Sousa começou cedo a carreira de ilustrador. Aos 19 anos, já fazia quadrinhos para jornais locais de Mogi das Cruzes, cidade da Grande São Paulo. Em 1959, publicou uma tirinha vertical, trazendo - pela primeira vez - como personagem o cão azul Bidu. Em 1962, criou a personagem Mônica. E, nos anos 1970, publicou a primeira revista em quadrinhos da Turma da Mônica.

Turma da Mônica Mauricio de Sousa

Leia também

Você tem medo de dizer ‘não’? Saiba como exercitar essa habilidade


É o fim? Estudo projeta colapso da vida humana na Terra para 2026; entenda o alerta


Tom Hanks fala sobre criação dos filhos: "cometi todos os erros"; entenda


Youtuber de cobras morre após ser picado por mamba-verde — animal é tão fatal assim? Conheça


Dia de Finados: o que significa essa data?


'Câncer de mama não existe', afirmam alguns médicos