Vira-latas e cães idosos também são boas escolhas para os mais velhos. - FreePik
ÓTIMA COMPANHIA!

Quais as melhores raças de cachorro para idosos? Veja as mais indicadas

Animais menores e fáceis de treinar estão entre as melhores raças de cachorro para idosos

Guilherme Giagio Publicado em 02/06/2024, às 14h30

Alívio do estresse, combate à ansiedade e depressão e redução na sensação de solidão: estes são alguns dos benefícios da interação com animais domésticos. Ou seja, são ótimas companhias para os humanos - principalmente para os mais velhos. Mas quais as melhores raças de cachorro para idosos?

Diversos pontos precisam ser levados em consideração para responder essa pergunta. Ao contrário de crianças, por exemplo, pessoas da terceira idade costumam ter menos disposição. Ou seja, raças de cachorro que demandam mais brincadeiras enérgicas devem ser evitadas.

Além disso, é preciso tomar cuidado com o tamanho do animal. Raças de cachorro para idosos não podem ser tão grandes, pois podem prejudicar durante um passeio e até mesmo em atividades básicas, como a higienização do bichano.

Como achar pets perdidos? Conheça o app criado para reencontrar animais em enchente no RS

Benefícios dos pets na 3º idade 

É nesta fase da vida que a solidão e problemas de saúde passam a ser mais frequentes. Aposentadoria, vida adulta dos filhos e até a morte de ente queridos são alguns dos fatores que podem agravar essas condições. Em meio aos problemas, a adoção de um pet costuma ser benéfica. 

A tese é corroborada por uma série de pesquisas e estudos: 

De acordo com pesquisadores da Universidade Sun Yat-sen, da China, o declínio cognitivo daqueles que moram sozinhos mas vivem com animais de estimação é mais lento. Já os cientistas do Instituto Metropolitano de Gerontologia de Tóquio, no Japão, afirmam que ter um cachorro em casa reduz o risco de desenvolvimento de demência por idosos em até 40%.

Segundo a American Heart Association (Associação Norte-americana do Coração, na tradução direta), a redução do diabetes é outro benefício para os donos de cães. Os tutores também costumam ser menos sedentários, já que os animais necessitam de passeios e atividades físicas recorrentes.

Plano de saúde para cães: compensa? Entenda como funcionam e veja opções que cabem no bolso

As melhores raças de cachorro para idosos

Pets em condomínios: o que pode e o que não pode fazer?

Vira-lata e cães idosos

E se engana quem pensa que apenas cães de raça são recomendados para idosos - e é justamente o contrário! Os cachorros SRD (sem raça definida), os famosos vira-latas, são uma das escolhas mais comuns entre o público mais velho.

Os vira-latas são geralmente adaptáveis a diferentes ambientes e situações. Os bichanos conseguem viver bem em apartamentos, casas menores ou com mais espaço disponível. Isso, desde que recebam o exercício e cuidados necessários, claro.

Na saúde, tendem a ser menos propensos a certos problemas genéticos que afetam raças puras. Isso significa menos visitas ao veterinário - e consequentemente tem um menor custo com cuidados de saúde a longo prazo.

Além dos múltiplos benefícios ao tutor, a criação de um vira-lata também é benéfica para a sociedade. Adotar um SRD de um abrigo ajuda a combater o problema de superpopulação de animais e dá um lar a um cão que precisa.

cachorro Pets idosos melhores raças melhores raças de cachorro para idosos raças

Leia também

Cocielo e Tata Estaniecki lamentam morte de cadela pelo calor; saiba como cuidar dos pets no período


Cachorro pode comer ovo? Alerta, benefícios e dicas para os tutores


Ataque de pitbull: cuidados e o que fazer em caso de emergência


Segurança para ele e para os demais: 7 cuidados na hora de passear com o pet


Cuidados essenciais para seu pet no calor: dicas para manter seu amigo seguro e confortável


Saúde bucal dos pets: entenda a importância e saiba como higienizar corretamente