O ovo é um dos alimentos queridinhos dos humanos, mas como fica para os animais? - Foto: Freepik
SERÁ?

Cachorro pode comer ovo? Alerta, benefícios e dicas para os tutores

Gato e cachorro podem comer ovo, que é uma opção nutritiva e segura para os animais, mas é preciso atenção na hora de oferecê-lo ao seu pet

Guilherme Giagio Publicado em 22/09/2024, às 11h40

O ovo é um dos alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), cada brasileiro deve consumiu, em média, 242 ovos em 2023. Por outro lado, o alimento causa dúvida para os pets. Afinal, cachorro pode comer ovo?

A resposta é sim! Considerado um alimento completo e rico em nutrientes, o ovo pode ser um excelente complemento para a dieta dos cães e até mesmo dos gatos. Além de ser saboroso para os pets, ele oferece inúmeros benefícios à saúde deles, se administrado corretamente.

O ovo oferece uma série de benefícios aos animais, além de fortalecer o vínculo com o dono. Foto: Freepik

No entanto, há alguns cuidados importantes que os tutores precisam ter antes de incluir o alimento no cardápio dos seus bichinhos. À AnaMaria, a veterinária Daniela Duarte de Oliveira, membro do conselho do Instituto Ovos Brasil, explicou benefícios e dicas para o cachorro poder comer ovo de maneira segura

Os benefícios do ovo para cães e gatos

"O ovo é um alimento completo, rico em vitaminas do complexo B, vitamina A e D, além de minerais como ferro e selênio", inicia a especialista. Ela ainda destaca que a inclusão desse ingrediente na dieta dos pets traz vantagens que vão além do sabor: pode ajudar na saúde da pele, dos pelos e no fortalecimento do sistema imunológico dos animais.

A proteína presente no alimento é facilmente digerível e possui alto valor biológico, garantindo que os animais absorvam a maior parte dos aminoácidos necessários para o crescimento e reparação dos tecidos. Além disso, a gema é rica em gorduras boas, como o ômega-3, que auxilia na proteção cardiovascular e na redução de inflamações.

Outro ponto positivo é a presença de antioxidantes na gema, como a luteína e a zeaxantina, que contribuem para a saúde ocular dos pets, protegendo a visão. "A gema também contém antioxidantes importantes para a proteção da visão", afirma Daniela Duarte de Oliveira.

Como oferecer ovo ao seu pet?

Embora o ovo seja uma alimento saudável na alimentação dos cães e gatos, ele deve ser oferecido com moderação e da forma correta. O ovo cozido é a forma mais segura para consumo, pois elimina o risco de contaminação por bactérias como a salmonela.

Cães e gatos são beneficiados com a adição do alimento na dieta, mas cuidado! Foto: Khaola/Pexels

 

Pode ser servido mexido, picado ou misturado à ração. No entanto, é fundamental que os tutores consultem um veterinário: "Poderá indicar a quantidade ideal e a forma mais adequada de preparo, garantindo uma alimentação equilibrada", aconselha Daniela.

Para garantir que seu cachorro pode comer ovo de maneira saudável, é preciso seguir algumas orientações gerais:

Além de nutritivo e saboroso, o ovo é uma excelente opção para agradar os pets como recompensa. "Muitos animais adoram o sabor do ovo e veem-no como um verdadeiro mimo", observa Daniela Duarte de Oliveira. "Oferecer um pedacinho de ovo cozido como recompensa pode fortalecer o vínculo entre tutor e pet", finaliza a especialista.

Agora que você já sabe que cachorro pode comer ovo, assim com os gatinhos, vai tentar incluí-lo na dieta do seu amigão de quatro patas? Só não esqueça que, assim como qualquer outro alimento, o consumo de ovo por cães e gatos deve ser moderado e supervisionado. Com orientação adequada, o ovo pode ser um grande aliado para promover a saúde e o bem-estar dos pets, trazendo benefícios para os pelos, pele, visão e até mesmo para o coração dos animais

Leia também

cachorro Pets gatos cães e gatos cachorro pode comer ovo dieta canina gato pode comer ovo pets podem comer ovo

Leia também

Ataque de pitbull: cuidados e o que fazer em caso de emergência


Segurança para ele e para os demais: 7 cuidados na hora de passear com o pet


Cuidados essenciais para seu pet no calor: dicas para manter seu amigo seguro e confortável


Saúde bucal dos pets: entenda a importância e saiba como higienizar corretamente


Fim de semana em família: 5 brincadeiras para crianças e cães durante os dias sem aula


Gato ronronando: o que é? 5 curiosidades sobre o som característico dos felinos