Gisele Bündchen foi um dos destaques da cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio - Jamie Squire/Getty Images
SAUDADE

Relembre como foi a abertura das Olimpíadas do Rio, em 2016

Há oito anos, o Brasil recebia a atenção de todos os cantos do mundo com a cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio; relembre como foi o evento

Ana Mota Publicado em 25/07/2024, às 12h00

Parece que foi ontem, mas já faz oito anos que o Brasil sediou a 31ª edição dos Jogos Olímpicos. Neste ano, Paris irá receber um dos maiores eventos esportivos do mundo e promete entregar história, tradição e inovação, assim como fizeram os brasileiros. Relembre a seguir como foi a abertura das Olimpíadas do Rio, em 2016!

Interação do público

O espetáculo da abertura das Olimpíadas do Rio teve um detalhe que fez toda a diferença: a interação do público. Quem estava presente no estádio do Maracanã representou o Brasil no quesito energia e música. O público entoou as canções Aquele Abraço, País Tropical e o Rap da Felicidade de forma nunca vista antes.

Também participaram da cerimônia: Elza Soares, Ludmilla, Marcelo D2, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Jorge Ben Jor

Entrada das delegações

Como se já não fosse o suficiente, a entrada da delegação brasileira também foi de arrancar o fôlego ao som de Aquarela Brasileira. O entusiasmo dos atletas se misturou com a energia do público, que também fez festa com entrada de países como Cuba, Palestina, Haiti e o Time Olímpico de Refugiados.

Gisele Bündchen

Impossível não se lembrar da participação triunfal de Gisele Bündchen na abertura das Olimpíadas do Rio. Ela atravessou o gramado do Maracanã desfilando sozinha, com um vestido prateado de fendas, ao som de 'Garota de Ipanema'. A música, inclusive, foi tocada no piado por Daniel Jobim, neto de Tom Jobim.

Por onde passava, Giselle deixava curvas projetadas que formavam obras do arquiteto Oscar Niemeyer, como a Igreja da Pampulha e a Catedral de Brasília.

14-bis homenageado

O clássico Construção, de Chico Buarque, entoou outro momento icônico da abertura: a apresentação do 14-bis. Acrobatas escalaram as fachadas dos prédios cenográficos e montaram uma parede. Dali saiu o avião 14-bis ao som de Samba do Avião. O inventor Santos Dumont, claro, foi homenageado ao ser representado por um ator.

Junto e misturado

Um dos momentos finais da cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016 foi o grande desfile que apresentou as 12 escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Eles entraram na arena embalados por 'Isso aqui, o que é?' nas vozes de Anitta, Caetano Veoloso e Gilberto Gil.

Pira Olimpíca

A pira Olímpica foi um show a parte também na abertura das Olimpíadas do Rio. Diferente de outras edições dos jogos, ela tinha uma chama pequena bem à frente da escultura do artista plástico Anthony Howe. A ideia era formar um conjunto que representasse o sol.

Além disso, pequena chama de fogo, segundo a Rio 2016, tinha o objetivo de ser sustentável, com uma baixa emissão de carbono.

O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, único brasileiro consagrado com a medalha Pierre de Coubertin, foi o responsável por acender a pira olímpica do estádio, após receber a tocha de Hortência e Gustavo Kuerten.

Vale lembrar que o espetáculo da abertura das Olimpíadas do Rio foi comandado pelos diretores criativos Daniela Thomas, Andrucha Waddington e Fernando Meirelles, e realizado por centenas de voluntários.

Ainda que cerca de 3,5 bilhões de pessoas assistiram pela TV ao redor do mundo, o vídeo na íntegra disponível no YouTube já conta com mais de 7,9 milhões de visualizações. Você pode assistir neste link.

Leia mais:

Olimpíadas 2024: veja os brasileiros com mais chances de medalha em Paris

Abertura das Olimpíadas de Paris: saiba dia, horário e onde assistir

abertura das Olimpíadas do Rio

Leia também

Quem é Gabi Moreschi? Conheça a goleira de handebol aclamada após estreia nas Olimpíadas


Céline Dion nas Olimpíadas? Veja os cotados para cerimônia de abertura


Por que Paris tem tanto rato? Cidade quer mudar fama nas Olimpíadas


Quem é Rayssa Leal? Conheça a promessa do skate na Olimpíada de Paris


Veja 5 atletas para seguir nas redes sociais e ficar por dentro das Olimpíadas


Descubra deliciosas receitas veganas com a Xuxa