'Divertida Mente 2' estreou nos cinemas no dia 20 de junho - Reprodução/X/Walt Disney Studios BR
APRENDIZADO

3 lições de 'Divertida Mente 2' que podemos tirar do filme

A sequência chega aos cinemas depois de quase uma década e marca muitas mudanças na vida da protagonista; confira as lições de 'Divertida Mente 2' (2024)

Beatriz Cyrino Publicado em 01/07/2024, às 16h00 - Atualizado em 03/07/2024, às 09h24

A sequência de 'Divertida Mente' (2015) já está entre nós desde a última quinta-feira (20) e, mesmo após quase uma década de espera, o sucesso da franquia ainda quebra recordes: a continuação bateu US$ 1 bilhão em bilheteria em apenas 19 dias em cartaz. 

A força das lições de 'Divertida Mente 2' (2024) também não ficam para trás do primeiro. Na nova animação, Riley já é uma adolescente e conta com quatro novas emoções: Ansiedade, Inveja, Tédio e Vergonha. Tomando o lugar das que já conhecemos, elas decidem que a protagonista precisa de uma repaginação na personalidade, criando um caos na cabeça da jovem.

Junto com a psicanalista Andréa Ladislau e a psicóloga Elisangela Niná, AnaMaria separa três lições de 'Divertida Mente 2' que podemos aprender com o filme - e, de quebra, entender de uma forma menos complexa como funcionam as nossas emoções.

Como lidar com os filhos saindo de casa? Dona Patroa fica triste com casamento de Sandra

Ansiedade é do mal?

A ansiedade é umas novas emoções que são apresentadas na sequência do longa, assim que Riley entra na puberdade. No decorrer do filme, ela é considerada a grande vilã pelas outras emoções, que, para cuidar da protagonista, sentem que devem combatê-la.

Para a psicóloga Elisangela Niná, uma das lições de 'Divertida Mente 2' é que, no fim da produção, fica claro que a ansiedade não é uma emoção do mal. "Ela vem para nos ajudar a organizar alguns conflitos, cenários de medo e preocupação", ela diz.

A ansiedade é do mal? Entenda as lições de 'Divertida Mente 2' - Reprodução/X/Walt Disney Studios BR

 

O problema, segundo a profissional, é que, quando não conseguimos manter a organização interna, podemos entrar em uma espécie de curto-circuito. "A ansiedade é uma emoção do bem, mas aparece como um apito inicial e, se não dermos importância, pode crescer em proporções perigosas", esclarece.

Como falar da morte com crianças pequenas? 63% dos pais nunca o fizeram

Nenhuma emoção é negativa

Por mais que no começo do filme não pareça, uma das lições de 'Divertida Mente 2' é contradizer a ideia de que algumas emoções são negativas. A ansiedade é um dos principais exemplos do longa, mas é a partir da vergonha que a psicóloga explica isso na prática.

"Ela é importante para travar alguns comportamentos que podem ser inadequados", afirma Elisangela. Outra função, que acontece ao longo do filme com a inveja, é auxiliar outras emoções. "Ela pode servir como combustível de outras ações", diz. O problema está na forma de manusear e, se ocorrer de forma equivocada, pode tomar conta do sistema e se sobressair.

O que é narcisismo? Entenda características, causas e consequências do transtorno

Podemos reprimir emoções?

A psicanalista Andréa Ladislau explica que emoções reprimidas não ajudam no autocontrole. O filme mostra justamente o contrário e que, para termos senso de quem somos, é preciso se permitir chorar, ter medo, inveja, vergonha ou raiva: "Tudo dentro de um limite saudável e sem exageros ou excessos."

Lições de 'Divertida Mente 2': podemos reprimir emoções? - Reprodução/X/Pixar

 

Ao invés de reprimi-las, a psicanalista diz: "Precisamos estar atentos ao que nossas emoções sinalizam. Por exemplo, sentir raiva quando alguém invade nosso espaço, é uma indicação da necessidade de se defender. Experimentar tristeza diante de perdas é importante para elaboração do luto, e assim por diante."

Leia também:

Casamento às Cegas: confira quais casais estão juntos depois do "sim"

Como não ter ciúmes do parceiro? Erros de Artur em 'No Rancho Fundo'

Divertida Mente lições de 'Divertida Mente 2'

Leia também

Como estão hoje as crianças da novela 'Alma Gêmea'? Veja o antes e depois


Dia de São Pedro: você conhece a história do santo junino?


Dia do Orgulho: você sabe o que significa a sigla LGBTQIA+?


Dia de São João: o que o santo tem a ver com as festas juninas?


Olimpíadas 2024: veja os brasileiros com mais chances de medalha em Paris


Mês do orgulho: veja casais LGBTQIA+ famosos