Um alerta de tsunami no Japão foi emitido esta semana - Freepik/IA
Veja!

Alerta de tsunami no Japão: entenda quais são os protocolos de segurança adotados nesses casos

Mais um alerta de tsunami no Japão foi emitido nesta semana; veja quais são as medidas tomadas para garantir a segurança da população

Marina Borges Publicado em 25/09/2024, às 13h30

Mais um alerta de tsunami no Japão foi emitido nesta semana. O país, acostumado a conviver com a constante ameaça de terremotos e tsunamis, registrou um tremor de magnitude 5,9, no Oceano Pacífico, e acionou os protocolos de segurança, colocando em alerta as ilhas de Ogasawara e Izu. Mas o que acontece quando um país emite um alerta desse tipo? Quais são as medidas tomadas para garantir a segurança da população?

A seguir, AnaMaria te explica esse fenômeno natural e as ações de prevenção em torno dele, com base no alerta de tsnumani no Japão.

O que é um tsunami e por que ele ocorre?

Um tsunami é uma série de ondas gigantescas geradas por grandes perturbações subaquáticas, como terremotos, erupções vulcânicas ou deslizamentos de terra submarinos. Quando ocorre um terremoto submarino, o fundo do oceano é abalado, gerando ondas que se propagam em todas as direções.

No oceano aberto, essas ondas podem ser quase imperceptíveis, mas ao se aproximarem da costa, a água se acumula e a altura das ondas aumenta drasticamente, inundando áreas costeiras e causando destruição.

O Japão é um dos países mais propensos a tsunamis devido à sua localização geográfica. Situado no Anel de Fogo do Pacífico, uma região com intensa atividade sísmica e vulcânica, o país está constantemente monitorando a atividade tectônica e desenvolvendo sistemas de alerta avançados, por isso a emissão de alerta de tsunami no Japão é tão comum.

O que acontece quando um país emite um alerta de tsunami?

A prevenção é fundamental para minimizar os danos causados por tsunamis - Foto: Freepik/IA

 

Ao detectar um tremor de terra com potencial para gerar um tsunami, os centros de monitoramento emitem um alerta, informando a população sobre a iminência da onda gigante. As autoridades locais acionam imediatamente um plano de emergência, que inclui:

O alerta de tsunami no Japão mais uma vez demonstra a importância de estar preparado para esses eventos naturais. A prevenção é fundamental para minimizar os danos causados por tsunamis. Ao seguir as orientações das autoridades e participar de simulações de emergência, a população pode aumentar suas chances de sobreviver a esses eventos.

Leia também:

Por que está tendo tanto terremoto? Entenda!

Vulcão capaz de gerar tsunami no Brasil entra em alerta moderado de erupção

terremoto Japão tsunami Evacuação alerta de tsunami no Japão alerta de tsunami Anel de Fogo do Pacífico

Leia também

Nova música de Mozart descoberta: uma joia perdida da música clássica


Você é a favor da pena de morte? EUA bateu recordes de injeções letais em apenas uma semana!


Dia de São Cosme e Damião: 5 simpatias para proteção, amor e saúde


Azeites e coco ralado de má qualidade: fique por dentro da proibição da Anvisa e não gaste seu dinheiro!


Calendário Pé-de-Meia: veja se você pode receber o benefício do governo


Linkin Park no Brasil: veja todos os detalhes sobre o show extra!