Desodorantes caseiros funcionam? Receitas viralizam nas redes sociais - Unsplash
CUIDADOS COM A PELE

Receitas de desodorantes caseiros funcionam? Veja o que dizem os especialistas

As redes sociais estão repletas de receitas de desodorantes caseiros, a maioria com limão e bicarbonato de sódio; mas eles não são recomendados

Ana Mota Publicado em 27/09/2024, às 10h00

Um dos itens indispensáveis na rotina de higiene de muitas pessoas é o desodorante. Atualmente, o mercado possui diversas opções com os mais variados preços - alguns bem 'salgados'. Como alternativa para driblar os valores, receitas de desodorantes caseiros viralizaram nas redes sociais. Mas será que eles fazem bem para a pele e realmente funcionam?

“Desodorante", como o próprio nome diz, tem a função de acabar com o odor através de substâncias químicas, como o triclosan, o qual tem a capacidade de inibir o crescimento das bactérias na pele, reduzindo ou eliminando assim o cheiro ruim. "O suor ou sudorese é um fenômeno natural e necessário, que age no controle da temperatura corporal e na excreção de certas substâncias que podem ser tóxicas ao organismo”, explica Franklin Veríssimo, que atua com medicina estética, à AnaMaria.

Já a pele das axilas é mais fina e fica em uma região de dobra e atrito constante, o que a torna uma região sensível. "As axilas possuem maior densidade de glândulas sudoríparas écrinas, responsáveis pela produção do suor. Uma curiosidade é que essa secreção contém água e minerais, não tem cheiro e contribui para a regulação da temperatura corporal. A bromidrose, o suor fétido, deve-se à ação de microorganismos existentes no local", explica Fabiana Oliveira Pereira, dermatologista do Centro Médico Pastore.

As famosas receitas de desodorantes caseiro

Na internet não faltam receitas de desodorantes caseiros, com aqueles ingredientes que “todos têm em casa”. Algumas levam até limão e bicarbonato de sódio, prometendo inibir o odor e clarear a região das axilas.

Segundo Fabiana, essas receitas não são recomendadas. Isso porque alguns ingredientes podem prejudicar a pele. "O limão é especialmente perigoso na pele pelo risco de causar fitofotodermatose, uma condição semelhante à “queimadura” após contato com o sol. O bicarbonato também, por não ser próprio para a região, pode causar irritação local", diz.

Nesse contexto, usar o desodorante vendido no mercado é a melhor opção. Eles reduzem a quantidade de bactérias e a umidade nas axilas, além de possuírem substâncias antissépticas, como o álcool ou triclosan, que vão inibir a proliferação bacteriana e diminuir o cheiro desagradável.

Médicos não recomendam as receitas de desodorantes caseiros, mas sim aqueles que são vendidos no mercado - Pixabay

 

Usar desodorante natural vale a pena? Free forms estão em alta

Alumínio causa tumor?

Franklin ressalta que o principal componente ativo dos antitranspirantes é o cloreto de alumínio, “que formam estruturas bloqueadoras que provocam o fechamento dos dutos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção do suor". Entretanto, a alta concentração pode causar irritação e sensibilidade, segundo Fabiana.

O alumínio, inclusive, é constantemente associado ao surgimento de tumores. Mas, de acordo com a dermatologista da Aclinic, Fernanda Aragão, não existem estudos que comprovem esse boato.

“É importante ressaltar que a absorção para o sangue do alumínio que existe no desodorante não é significativa e que não existem estudos que comprovem qualquer relação entre desodorantes com alumínio e tumores. O principal efeito adverso dos desodorantes com alumínio é a irritação da pele”, explica a médica.

Não existem estudos que indicam que desodorantes com alumínio causem tumor - Unsplash

 

Dia Mundial do Câncer: desodorante pode provocar a doença? Entenda o mito

Como usar o desodorante no dia a dia?

Você já parou para pensar em qual é o jeito certo de usar desodorante no dia a dia? Tudo vai depender da rotina de cada pessoa.

“O recomendado é aplicar o desodorante no início do dia, mas nada impede de reaplicá-lo no final do dia. Isso depende muito também de cada pessoa, do grau de sudorese, do odor e dos hábitos diários. O correto é aplicar o mesmo sempre sobre a pele totalmente seca”, detalha Franklin.

Quem não quer comprar desodorantes e prefere fugir das receitas caseiras, pode pedir a manipulação do produto para o dermatologista, que saberá indicar as doses ideais de ativos para sua pele.

"Gosto de manipular desodorantes para a região justamente por isso, para adequar as porcentagens dos ativos que controlam a transpiração e dos que servem como calmantes de acordo com a pele de cada paciente, considerando sensibilidade e nível de transpiração", afirma Fabiana.

Leia mais:

Desodorante ou antitranspirante? Entenda quais as diferenças entre eles!

Nervosismo aumenta suor? Veja mitos e verdades sobre desodorantes antitranspirantes

desodorantes caseiros

Leia também

De ácido hialurônico a vitamina C: qual produto anti-idade escolher?


Dois em um: o que são os produtos multifuncionais? Veja algumas opções


Mais calor e mais umidade: veja o jeito certo de cuidar da pele na primavera


O que é stick na maquiagem? Produtos viraram tendências e dominam o mercado


Quer copiar o estilo de Rebeca Andrade? Veja o novo visual da atleta


Vitamina C pode manchar a pele? Veja mitos e verdades sobre o ativo