Gloria Pires assumiu os fios brancos; veja as curiosidades sobre o cabelo grisalho - Instagram/@gpiresoficial
CABELOS GRISALHOS

Cabelos grisalhos: as curiosidades que todo mundo precisa saber

Eles não tem uma idade certa para aparecer e costumam causar uma mudança significativa no visual; entenda a seguir como surgem os cabelos grisalhos

Ana Mota Publicado em 07/09/2024, às 12h00

O surgimento dos fios grisalhos preocupa muitas pessoas, afinal, é uma mudança significativa no visual. Mas não há uma idade específica para que eles apareçam e nem medicamentos comprovadamente eficazes para recuperar a coloração original. A seguir, confira algumas curiosidades sobre os cabelos grisalhos.

Para quem não sabe, a quantidade de células em cada raiz é o que determina o tempo que a cor vai permanecer. Ou seja, mais células significam cabelos brancos mais tardios. Para completar, a genética e o estresse podem fazer com que eles apareçam até mesmo em pessoas jovens.  

Cabelo grisalho não tem idade para aparecer; dependem de genética, estresse e hábitos diários - Globo

 

Por isso, as tintas sintéticas são o método mais eficaz para cobrir e esconder os cabelos grisalhos, sendo uma opção muito utilizada - mesmo com a tendência de assumir os fios naturais. AnaMaria conversou com Matheus Laz, educador técnico da Prohall Professional, que separou 5 curiosidades sobre o assunto. Veja!

1. Grisalho é cinza? Não! 

Ao contrário do senso comum, os cabelos grisalhos não são propriamente cinzas. O fio perde a coloração original porque o organismo deixa de produzir melanina, que é o pigmento responsável pela cor. Logo, o aspecto cinzento visível é resultado da mistura de fios pigmentados e não pigmentados. Mas esse processo não acontece de uma vez só. Isso porque o fio vai perdendo sua cor de forma gradual.

2. Nem branco, nem cinza: amarelo

Os fios em tom amarelado estão na cor da queratina, uma proteína estrutural que compõe os fios e que fica evidente quando o cabelo perde a melanina.

Fatores externos como exposição ao sol, poluição, produtos químicos e até o uso de chapinhas e secadores podem acentuar esse amarelamento. Para minimizar esse efeito, é possível utilizar produtos específicos, como shampoos matizadores, que neutralizam o amarelado e mantêm os cabelos mais brilhantes e saudáveis.

3. Brancos e secos

Já tocou cabelos grisalhos? Você deve ter reparado que eles são mais secos, ásperos e frágeis. Isso ocorre porque as cutículas dos fios ficam mais abertas, facilitando a perda de nutrientes. Para manter as madeixas saudáveis e brilhantes, é essencial adotar uma rotina de cuidados específica, incluindo o uso regular de cremes de tratamento, máscaras hidratantes e condicionadores.

4. O branco não é substituível

Arrancar os brancos não é uma solução eficaz para eliminá-los - embora também não aumente a quantidade. Quando um deles é retirado, ele volta a crescer sem pigmentação, porque o folículo capilar já perdeu a capacidade de produzir melanina.

Os folículos capilares têm um número limitado de ciclos de crescimento ao longo da vida, e cada um pode produzir apenas uma quantidade específica de fios antes de se esgotar.

Ou seja, mesmo que os fios despigmentados sejam arrancados, os novos que surgirem do mesmo folículo também serão brancos. Vale lembrar que, arrancá-los repetidamente pode causar danos ao folículo capilar, levando a problemas como inflamação e resultando em áreas mais ralas.

5. As influências do processo

A genética não é a única responsável pelo surgimento de cabelos brancos. Fatores externos, como estresse acumulado e uma alimentação desregrada, podem acelerar o aparecimento precoce dos fios grisalhos.

O envelhecimento capilar pode ocorrer de forma cronológica ou ser provocado por agentes externos como poluição, sol, cigarro e tratamentos químicos, que afetam a coloração do cabelo. O sol, em particular, é um grande vilão, pois, com o tempo, a exposição diária enfraquece a haste capilar, contribuindo para a perda de pigmentação.

A transição para o cabelo grisalho

Não é fácil manter o visual com o cabelo em texturas ou cores diferentes. A transição, portanto, se torna um processo difícil para quem quer assumir de vez os fios brancos.

A dica, segundo Matheus, é paciência. "A forma mais natural é deixar crescer e ir cortando a parte com química. Mas tem como descolorir e deixar próximo ao grisalho", afirma. "É preferível evitar no cabelo grisalho sol, poluição e também chapinhas ou equipamentos de alta temperatura", ressalta.

Além disso, vale apostar em produtos específicos para os fios sem pigmentos, como shampoos e máscaras matizadoras cinzas. Elas ajudam a neutralizar o amarelado oxidado pelos radicais livres.

Leia mais:

Como cuidar dos cabelos brancos? Veja dicas para deixar seus fios grisalhos radiantes

O que causa cabelos brancos? Confira os mitos e verdades dos fios grisalhos

Segredos para cuidar do cabelo grisalho

curiosidades cabelos grisalhos

Leia também

Como melhorar a pele durante a menopausa? Confira os cuidados


Pode usar vinagre de maçã no cabelo? Aqui está sua resposta


5 técnicas infalíveis para finalizar o cabelo cacheado e crespo


Estes são os estilos de franja que estarão em alta nos próximos meses


Onda de calor: como cuidar da pele e do cabelo com a baixa umidade do ar?


Como aplicar blush de acordo com o seu formato de rosto?