Idosos e crianças fazem parte do grupo de risco da doença. - Vlada Karpovich/Pexels
ENTENDA!

Febre Oropouche: o que é, sintomas e tratamento; conheça a doença similar à Dengue

Casos de febre oropouche, doença similar à Dengue, dispararam no Brasil ao longo dos últimos meses

Guilherme Giagio Publicado em 15/05/2024, às 14h00

Dor muscular, dor de cabeça, calafrios, febre, diarreia, náuseas e vômitos: esses são alguns dos sintomas da febre oropouche. A doença, que tem atingido o Brasil nos últimos meses, se assemelha à dengue, chikungunya e outros males. E justamente por isso torna-se tão difícil de ser identificada.

Porém, o país já conta com milhares de casos confirmados. O Amazonas reconheceu o surto da doença, em março. Até o fim de fevereiro, o estado havia registrado 1,7 mil casos - um aumento de 68% em comparação com o mesmo período de 2023.

Na mesma época, o Rio de Janeiro detectou o primeiro caso de febre oropouche, em um paciente que com histórico de viagem para Manaus. Em abril, já eram 10 casos confirmados no estado. O aumento também atingiu o Espírito Santo, que contabiliza 50 casos.

Além dos estados citados, Acre, Pará, Rondônia e Roraima, na região Norte, também registraram casos. Em outras regiões, Bahia, Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina. A doença também foi identificada na Argentina, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela em outros anos.

Quais são as diferenças entre H1N1, Covid-19 e Dengue? Conheça os sintomas e veja como lidar com essas doenças

O que é a febre de oropouche?

A febre oropouche é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV). O vírus foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960, encontrada no sangue de uma bicho-preguiça.  Desde então, o país registrou casos isolados e alguns surtos.

A doença é causada por um arbovírus - que significa vírus transmitidos por artrópodes. Entre os artrópodes transmissores, estão os mosquitos, que picam animais infectados, como macacos, bichos-preguiça e aves, e passam o vírus para humanos pela picada.

Culicoides paraenses, transmissor da febre oropouche, é 20x menor que o Aedes aegypti. Foo: INPA//L.P.C. Carvalho

 

Com a participação ativa do mosquito na infecção humana, a prevenção passa por evitá-los. Isso significa evitar áreas onde há muitos mosquitos, se possível. Além do mais, utilizar repelentes, sapatos fechados e roupas que cubram a maior parte do corpo.

Como a vacina contra a dengue age no nosso organismo?

Diagnóstico da febre de oropouche

Como já citado, a doença tem sintomas similares à dengue e chikungunya, como febre, dores, mal estar, náuseas e outros: "Por isso, as pessoas dificilmente buscam testes mais específicos, confundindo-a com dengue, o que acaba defasando as estatísticas sobre a doença”, avalia o médico Vital Fernandes Araújo.

Ou seja, se há suspeita de infecção da febre de oropouche, o recomendad é buscar atendimento médico. O diagnóstico da doença é clínico, epidemiológico e laboratorial. Isso significa que pode ser detectada via exames, testes ou avaliação do profissional. Casos na região também são levados em consideração.

Segundo o Ministério da Saúde, todo infecção pelo vírus OROV deve ser notificado. A febre de oropouche compõe a lista de doenças de notificação compulsória e imediatada, por conta do potencial epidêmico e da alta capacidade de mutação, podendo tornar-se uma ameaça à saúde pública.

Tratamento contra a doença

Ainda não há tratamento específico contra a febre oropouche. Por isso, a ação é voltada em prol do bem-estar do paciente: "As técnicas usadas para combater a doença são mais voltadas para o alívio de sintomas, o que é feito com base no quadro de cada paciente”, explica Vital.

Medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e outros são utilizados no tratamento sintomático. O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas infectadas pelo vírus descansem e mantenham o repouso durante a manifestação dos sintomas, além do acompanhamento médico.

Outro ponto a ser ressaltado é a inexistência de uma vacina contra a febre de oropouche - ao contrário de outras doenças, como a dengue ou a covid-19.

LEIA TAMBÉM

Você sabe cuidar de sua garrafa de água? Evite fungos e bactérias e proteja sua saúde!

Pode engravidar com vasectomia? Entenda o procedimento

doença tratamento casos dengue febre Febre de Oropouche oropouche

Leia também

Creme de leite vegetal X animal: qual o melhor para saúde?


Gosta de comida mediterrânea? conheça os benefícios que ela traz para a sua saúde


Fisioterapia pélvica: conheça 6 benefícios da prática que ajuda na reabilitação de Preta Gil


Só ovo? Entenda os perigos da dieta de Fabio Assunção feita para filme


Conheça espaços em São Paulo para praticar esportes paralímpicos


Preta Gil diz que está usando fraldas: entenda como fica a vida após a amputação do reto