Eletrocardiograma portátil: como funciona essa tecnologia? - Imagem │FreePik
CONFIRA!

Eletrocardiograma portátil: como funciona essa tecnologia?

O eletrocardiograma portátil promete ser simples e seguro — o dispositivo monitora os batimentos cardíacos sem precisar ir ao consultório; saiba mais!

Da Redação Publicado em 20/09/2024, às 17h30

Uma nova tecnologia promete revolucionar o acompanhamento da saúde do coração: o eletrocardiograma portátil possibilita que o exame seja feito em casa de forma rápida e eficiente. O aparelho, lançado nesta sexta-feira (20) no Congresso Brasileiro de Cardiologia, é desenvolvido pela multinacional japonesa Omron Healthcare com nome comercial Complete. O dispositivo oferece resultados em apenas 30 segundos, permitindo que pessoas com condições cardíacas, como arritmia, monitorem seus sintomas mais de perto.

O grande diferencial desse aparelho é a possibilidade de registrar os batimentos cardíacos no exato momento em que se sentem os sintomas. Muitas vezes, no consultório, não é possível captar as alterações do coração. Até mesmo exames mais prolongados, como o holter, podem não detectar as irregularidades. O eletrocardiograma portátil, no entanto, garante que você tenha os dados precisos e completos, facilitando o diagnóstico.

Como usar o eletrocardiograma portátil em casa?

Usar o eletrocardiograma portátil é simples e seguro. Basta seguir alguns cuidados básicos para garantir a precisão dos resultados:

Além de monitorar o coração, alguns aparelhos também fazem a medição da pressão arterial, sendo uma ótima opção para quem precisa acompanhar essas duas condições.

Para quem o eletrocardiograma portátil é indicado?

Pessoas com histórico de problemas cardíacos, como hipertensão, arritmia ou até mesmo insuficiência cardíaca, podem se beneficiar do uso do eletrocardiograma portátil. O acompanhamento constante da frequência cardíaca permite um tratamento mais eficaz e personalizado, ajudando a prevenir complicações graves, como o AVC.

FreePik│Eletrocardiograma portátil: como funciona essa tecnologia?

 

A fibrilação atrial, por exemplo, uma arritmia comum em idosos e hipertensos, pode ser detectada precocemente com o uso frequente do eletrocardiograma. Isso possibilita que médicos iniciem o tratamento adequado antes que o quadro se agrave, garantindo mais qualidade de vida e segurança.

O que considerar antes de adquirir um?

Embora o eletrocardiograma portátil ofereça autonomia e praticidade, é importante lembrar que a interpretação dos resultados deve ser sempre feita por um profissional de saúde. O exame por si só não substitui a avaliação médica. Portanto, após realizar o exame em casa, leve os resultados ao seu cardiologista para que ele possa analisar e determinar os próximos passos.

Essa tecnologia trará mais tranquilidade para quem precisa de monitoramento constante, permitindo que você cuide da sua saúde com mais facilidade e, principalmente, no conforto de casa.

Leia também:

Como saber se tenho problema cardíaco? 5 sintomas de que seu coração não está bem

Tomar vinho faz bem para o coração mesmo? A relação da bebida com a saúde cardiovascular

eletrocardiograma portátil

Leia também

Adoçante pode aumentar risco cardiovascular? Novo estudo alerta para os perigos do eritritol


Envelhecimento cerebral: há maneiras de desacelerar o processo?


Influenza: veja tudo sobre doença e entenda importância da vacinação infantil


Religião ou ciência? STF permite que Testemunhas de Jeová recusem transfusão de sangue


Por que a ansiedade afeta mais mulheres do que homens? Entenda o problema


Mortadela de frango: botulismo pode ser um risco e já matou 2 na Bahia