Veja quais alimentos reduzem 

a ansiedade

A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções, refletindo na nossa saúde. Quando intensa, ela desencadeia a sensação de mal-estar e angústia, impedindo que a pessoa viva de forma mais leve.

Para piorar, muita gente vê os alimentos mais gordurosos e ricos em açúcar como uma alternativa para promover momentos de prazer imediato. E é aí que mora o perigo! 

Segundo a nutricionista Isadora Kaba, açúcar em excesso pode piorar a ansiedade. Isso porque os doces desregulam o controle glicêmico e aumentam a produção de cortisol, o hormônio do estresse.

Por isso é importante adotar uma dieta saudável, rica em grãos integrais, produtos lácteos com baixo teor de gordura, vegetais e oleaginosas, que diminuam os distúrbios emocionais e psicológicos. 

Ou seja, a recomendação é desembalar menos e descascar mais. 


Na lista negra da ansiedade estão os alimentos ricos em farinhas brancas, como pães, torradas, bolos e bolachas, além de açúcares e a cafeína, presente em refrigerantes, energéticos, café e chá mate. 


Você pode substituí-los por suas versões 100% integral. Os doces, em especial, devem dar lugar a porções de frutas mais adocicadas, podendo até ser incrementadas com um pouco de canela ou cacau em pó.


Outro item que deve ser evitado é a barra de cereal, especialmente por se tratar de alimento ultraprocessado. 


Alimente-se com carinho! Tenha uma rotina para manter uma alimentação saudável. Sente-se à mesa e concentre-se no que está ingerindo. Isso faz bem ao corpo, à mente e dá a sensação de saciedade. 


No dia a dia, também é legal incluir alguns tipos de alimentos específicos, como os ricos em triptofano e fibras. 


Fonte de triptofano: o aminoácido está nos feijões, soja, lentilha e grão-de-bico, leite e derivados, chocolate amargo, abacaxi, banana, kiwi, cereais integrais, chia, linhaça e oleaginosas.


Já os alimentos ricos em fibras podem ser frutas, farelos, sementes e grãos integrais, além de laticínios magros, carne bovina magra, peixes, aves sem pele, ovos, além de abacate e azeite extravirgem.


Anotou tudo para adotar uma alimentação mais saudável e reduzir os níveis de ansiedade? 

TEXTO: Ana Mota
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor