Como manter a saúde mental 

na pandemia?

Desde que a COVID-19 apareceu, afetou nossas vidas de maneira jamais imaginada. Relações foram colocadas em xeque, nos afastando das pessoas que mais amamos, além da perda de muitas pessoas queridas.

Dentro deste cenário, muitos casais que trabalhavam fora tiveram que ficar trancados em casa, produzindo no esquema home-office. Muitos com filhos em idade escolar.

O que significa ter que ajudar no homeschooling, cozinhar, lavar, passar e limpar a casa. Ou seja: a casa virou escola, restaurante, academia, trabalho... Enfim, a vida ficou bem complicada.

Sem falar no medo deste vírus tão assustador, de pegar a doença, morrer ou de perder alguém amado. E agora, que estávamos aos pouco voltando ao "antigo normal", o Brasil evoluiu para o auge da crise.

Como fica a nossa saúde mental neste momento tão desafiador? A consultora de relacionamentos Erica Queiroz deu algumas dicas importantes para a nossa colunista, Bianca Vilela.

Faça algo para acalmar a sua mente


Meditação é uma ótima ideia. Comece aos poucos, nem que seja só como relaxamento no início. Isso vai fazer com que você fique mais relaxada e elimine um pouco do estresse do dia a dia.


Conecte-se mais com a sua família e os seus amigos


Reserve um tempo todos os dias para falar com alguns deles por vídeo chamada. Pode ser só por voz também, mas o vídeo ajuda a observar as suas expressões e se sentir mais próximo. 


Esteja mais presente


Quando estiver em casa, almoçando com o seu parceiro ou com a família, esteja presente. Não use o celular e não deixe as crianças vidradas na tela do tablet o dia inteiro. Defina horários para isso. 


Ouça e seja ouvida


É muito importante ouvir as pessoas que precisam de ajuda, mas tente não se envolver demais no problema alheio. Saiba ser imparcial. Além disso, escolha alguém de confiança para desabafar. 


Perceba se está em uma relação que não é saudável


Repare no modo com o seu parceiro te trata. É com desdém e grosserias? Não precisa tomar nenhuma atitude extrema e nem imediatista, mas prepare-se para o término com a ajuda de profissionais. 

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor