4 dicas para armazenar remédios

Os medicamentos precisam de uma série de cuidados para que não percam suas propriedades e mantenham a eficácia.

A seguir, veja as dicas de conservação e armazenamento elaboradas pela equipe da MiDi Personal Organizer, que podem fazer a diferença tanto para seu tratamento, quanto para a duração do remédio.

DATA DE VALIDADE

Fique de olho nela sempre! Não guarde remédio vencido. Se a caixinha amassou, rasgou ou molhou, verifique a data de validade no blister dos comprimidos ou no próprio tubo de pomada.

CAIXA ORGANIZADORA

Use caixinha organizadora ou até mesmo as maletas de remédios e primeiros socorros. Algumas pessoas separam em saquinhos zip-lock. Se esse for seu caso, não se esqueça de etiquetar.

LOCAL DE ARMAZENAMENTO 

O mais importante é que os remédios fiquem longe do sol, altas temperaturas e da umidade. Também evite guardar os medicamentos com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos. 

Gavetas de algum móvel da sala de jantar são uma boa opção para acomodá-los. Caso tenha crianças em casa, procure uma gaveta ou nicho mais alto.

DESCARTE

Nunca descarte seus medicamentos na pia, vaso sanitário ou rede de esgotos. Seus princípios ativos podem poluir o meio ambiente. 

Evite também o descarte no lixo residencial. Várias farmácias já possuem locais em que você pode descartar seu medicamento com segurança. Informe-se no estabelecimento mais próximo de você.

REGRAS GERAIS

Crianças não devem ter acesso a medicamentos; Procure não tirar o remédio da embalagem. Se fizer isso, utilize saquinhos zip com etiquetas ou caixinhas próprias para guardá-los;

Em viagens mantenha-os arejados. Nada de deixar o tempo todo na mala;Lave as mãos antes de manusear qualquer medicamento e os manuseie em lugares claros. Leia sempre os nomes para evitar trocas.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor