Por Renan Pereira
Crianças e brigadeiros combinam muito. E, nas férias, você pode juntar os dois: elas mesmas podem preparar o doce para um piquenique à tarde.
A chef Brenda Bourdon, da marca “Prazer em comê-lo!”, conhecida por transformar receitas clássicas em experiências mais saborosas, traz um passo a passo fácil com tudo o que você precisa saber para acertar o ponto e garantir um brigadeiro perfeito, cremoso e cheio de sabor.
Receita básica:
- 1 caixa de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite
- 80 g de chocolate para derreter (pode ser ao leite, meio amargo, branco ou o que preferir)
Modo de preparo:
Basta misturar todos os ingredientes em uma panela e mexer constantemente até atingir o ponto desejado.
Ponto de calda: o brigadeiro começa a borbulhar, mas ainda não desgruda do fundo.
Ponto de enrolar: a mistura desgruda completamente da panela; ao inclinar levemente a panela, o brigadeiro se solta como um bloco macio.
O que faz um brigadeiro ser realmente bom?
- A qualidade dos ingredientes
- O leite condensado é a base da receita. Se houver um ingrediente para priorizar em qualidade, é ele. Um bom leite condensado faz toda a diferença na textura, na liga e no sabor final.
- O creme de leite entra para dar cremosidade e deixar o brigadeiro mais macio, além de equilibrar o dulçor. Quem prefere um doce mais firme e adocicado pode optar por retirar o creme de leite da receita.
- O chocolate atua tanto no sabor quanto na textura. Aqui, a escolha é pessoal: meio amargo, ao leite, branco, todos funcionam bem. A quantidade também pode ser ajustada sem comprometer a receita: de 70 g até 150 g. “Mais chocolate traz sabor mais intenso e também pode reduzir um pouco o tempo de panela, já que o chocolate ajuda a firmar a mistura”, avisa Brenda.
Atenção ao fogo e à panela
“O ideal é trabalhar em fogo médio: prático, seguro e eficiente. Fogo alto pode queimar ou caramelizar o leite condensado antes da hora; fogo muito baixo pode prolongar demais o preparo”, diz.
E, durante todo o tempo, mexa o brigadeiro na panela. Este é o maior segredo técnico: o brigadeiro não pode parar de ser mexido durante o cozimento. “Assim evitamos queimar o fundo, formar grumos ou perder a textura macia”, diz.
Mexa do jeito certo
- Dê uma volta completa nas bordas da panela;
- Depois, uma mexida no centro;
- Alterne esse movimento do começo ao fim;
- Se, mesmo com o cuidado, surgirem pequenas bolinhas durante o cozimento, um fouet pode ser usado para dissolvê-las com delicadeza.
Acessórios que fazem a diferença
Panela: prefira uma de fundo grosso. Ela distribui melhor o calor e reduz o risco de queimar.
Espátula: as de silicone são ideais por rasparem bem o fundo da panela.
Descanso: depois de pronto, deixe o brigadeiro esfriar completamente antes de enrolar. Isso ajuda na firmeza e evita grudar nas mãos.
Brilho: o uso do chocolate em barra (em especial os com manteiga de cacau) contribui para um acabamento brilhante e textura mais lisa.
A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1476, de 4 de julho de 2025). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.
Leia também:
Receita de brigadeiro low carb recheado com morango