Em tempos de cardápios fitness e supermercado cheio de opções “do bem”, é preciso atenção redobrada com o que se coloca no prato. Isso porque algumas comidas, mesmo saudáveis, podem entrar para a lista dos alimentos que fazem mal se forem consumidos sem moderação. A orientação dos especialistas é simples: equilíbrio é a chave.
Açaí
O açaí oferece vários benefícios à saúde, como ação antioxidante, energia extra e auxílio no controle do colesterol. Porém, como é rico em gorduras – mesmo as boas –, seu valor calórico é elevado. No Sudeste, é comum o consumo da fruta com xarope de guaraná, leite em pó ou leite condensado, o que aumenta ainda mais as calorias da tigela.
Amendoim
Fonte de antioxidantes, potássio e gorduras saudáveis, o amendoim é um alimento bastante nutritivo. Ainda assim, o consumo excessivo pode ser prejudicial, já que 100 g contêm cerca de 560 calorias. Além disso, o grão tem alto potencial alergênico, podendo causar reações como dermatites, problemas respiratórios e dores no estômago.
8 alimentos que você precisa conhecer para aumentar imunidade
Refrigerante zero também exige moderação
Apesar de não conter açúcar e ter menos calorias que a versão tradicional, o refrigerante zero não é exatamente um mocinho. Ele não oferece nenhum nutriente essencial e leva adoçantes artificiais, como aspartame e sucralose. Segundo a Anvisa, essas substâncias conferem sabor doce, mas, em excesso, podem prejudicar a saúde.
Carnes processadas
Salsicha, linguiça, presunto, peito de peru e mortadela são práticos e saborosos, mas estão longe de serem aliados da saúde. Esses produtos são ricos em sal, gorduras saturadas e conservantes, como os realçadores de sabor. O consumo frequente está associado a problemas como hipertensão e até câncer no intestino.
Comidas congeladas
Lasanhas, pizzas e yakissobas congeladas estão entre os itens preferidos de quem busca praticidade, mas escondem armadilhas. Esses alimentos prontos costumam conter grandes quantidades de sal e gordura para preservar o sabor e a durabilidade. O resultado? Risco de retenção de líquidos e pressão alta.
A maneira mais rápida e segura de gelar alimentos e bebidas em casa
Abacate: calórico, embora saudável
Rico em vitaminas e gorduras anti-inflamatórias, o abacate é uma fruta poderosa. No entanto, é calórico: cerca de 200 calorias em apenas 100 g. Por isso, quem está de olho na balança deve consumir com moderação. A sugestão dos nutricionistas é limitar a porção a uma ou duas colheres de sopa por dia.
Resumo: Alguns alimentos considerados saudáveis podem trazer prejuízos à saúde se consumidos em excesso. Itens como açaí, abacate, amendoim e até refrigerante zero exigem moderação. Entenda por que mesmo opções nutritivas podem entrar na lista de alimentos que fazem mal.
Leia também:
Esses alimentos em pó parecem inofensivos, mas podem prejudicar sua saúde