Vocês sabem que a minha caminhada pelo Brasil é longa em termos de saber de peles e também de fazer Análises de Coloração Pessoal em todas as regiões do País. Afinal, há mais de 15 anos vivo de cores e Coloração Pessoal.
E, vez por outra, alguém sempre me questiona: “Luciana, o Brasil tem mais peles quentes ou frias?”
Para tirar essa dúvida de uma vez por todas, resolvi escrever este artigo e trazer alguns dados para vocês verem com os próprios olhos.
Vamos lá?
O que é uma pele fria?
Na Coloração Pessoal, classificamos a pele fria como aquela que têm em sua composição maior presença de hemoglobina, que é um pigmento mais rosado. São consideradas cartelas frias no Método Sazonal Expandido o Verão Claro, Verão Frio, Verão Suave, Inverno Escuro, Inverno Frio e Inverno Brilhante.
O que é uma pele quente?
Já as peles quentes são aquelas que têm a maior concentração de caroteno, um pigmento amarelado, em sua composição.
São consideradas cartelas quentes no Método Sazonal Expandido o Outono Escuro, Outono Quente, Outono Suave, Primavera Clara, Primavera Quente e Primavera Brilhante.
Como saber se a minha pele é quente ou fria?
Para descobrir a tempetura da sua pele, é preciso fazer a Análise de Coloração Pessoal com um consultor de sua confiança. Você pode encontrar um consultor formado pela Studio Immagine aqui.
Por lá, você encontra profissionais que atendem presencialmente tanto pelo Método Sazonal Expandido (é só filtrar pela sua cidade) e pela Experiência Digital, que é o nosso método online.
O Brasil tem mais peles frias ou quentes?
Seja com as práticas do Além da Cor, com os atendimentos individuais de clientes, nos treinamentos ou com os treinamentos que ministro de Norte a Sul no País, percebo que, no Brasil, há uma predominância de peles frias.
Em especial de cartelas de Inverno.
Na pesquisa Você em Cores, realizada em 2021, pude comprovar isso ao observar que, na época, as cartelas que mais saíam em todas as regiões do País eram as de Inverno Escuro e Inverno Brilhante, seguidas do Outono Escuro.
De lá pra cá, percebemos que, na Loja Studio Immagine, a venda de cartelas e cartelinhas de Inverno Brilhante, Inverno Escuro e Inverno Frio são as mais expressivas, além do Outono Escuro e Outono Suave.
Portanto, com base nesses dados, podemos concluir que o Brasil é um país predominantemente de peles frias, mais rosadinhas, em especial daquelas que possuem mais profundidade, como as de Inverno.
Essa é uma informação valiosíssima para as empresas de cosméticos do País que ainda produzem maquiagens majoritariamente mais quentinhas para a nossa população.
Gostou do artigo? Compartilha com um amigo que precisa saber dessa informação!
E aproveito para lembrar que, se você deseja se especializar no estudo das cores e da Coloração Pessoal, as vagas para a minha próxima turma do Além da Cor estão abertas! Faça sua inscrição!
Luciana Urilch Especialista em Cores Colunista da Ana Maria Digital