Zé de Abreu convocou em seu perfil no Twitter uma “greve geral” na rede social, após ser atacado pelo presidente Jair Bolsonaro. O ator pediu que todos aqueles que não apoiam o atual governo, não publiquem nada por 24 horas.
“Conclamo todos os ‘anti-Bolsonaros’ que fiquemos 24 horas sem postar nada nem dar RT no Twitter. Será uma demonstração de força que só os realmente esquerdistas conseguirão. A partir da meia-noite de hoje ninguém posta nem dá RT em nada até amanhã. Greve no Twitter”, escreveu ele em seu perfil.
Além do ataque do presidente, o ator também está insatisfeito com a rede social. Isso porque Zé sentiu que o Twitter o “admoestou” após resgatar em um tweet uma declaração de Bolsonaro sobre a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2015.
Na ocasião, o presidente deu a seguinte declaração sobre a permanência de Dilma na presidência: “Espero que o mandato dela acabe hoje, infartada ou com câncer, ou de qualquer maneira”.
“Não posso aceitar ser admoestado por uma rede sem critérios por postar um entre aspas do genocida! Se fosse por eu querer que ele se exploda em merda, até aceito. Mas por postar o que ele disse? Twitter que me pague para produzir conteúdo. A luta política farei nas ruas”, escreveu o ator.
Não posso aceitar ser admoestado por uma rede sem critérios por postar um entre aspas do genocida! Se fosse por eu querer que ele se exploda em merda, até aceito. Mas por postar o que ele disse? @twitter que me pague para produzir conteudo. A luta política farei nas ruas. https://t.co/Ld1tioj17w
— Zé de Abreu – PT (@zehdeabreu) January 6, 2022
ENTENDA O ATAQUE
Jair Bolsonaro atacou Zé de Abreu e Ivete Sangalo na última quinta-feira (5), após receber alta. O presidente se manifestou após as mudanças na Lei Rouanet, em coletiva, Bolsonaro revelou que seu governo reduziu o limite de verbas destinadas para artistas e isso teria afetado a dupla de famosos.
“Estamos mexendo na Lei Rouanet. Nós queremos a Lei Rouanet para atender aquele artista que está começando a carreira e não para figurões ou figuronas como a querida Ivete Sangalo. Ela está chateada, o Zé de Abreu está chateado, porque acabou aquela ‘teta’ deles gorda de pegar até R$ 10 milhões por ano da Lei Rouanet e defender o presidente de plantão. Eu não quero que me defenda, eu quero que fale a verdade a meu respeito”, disse Bolsonaro.
A Lei Rouanet faz parte do Programa Nacional de Apoio à Cultura. Para um artista, produtor cultural ou instituição receber recursos por esse mecanismo, é necessário passar por uma análise da Secretaria Especial da Cultura. Se tiver aprovação, o projeto poderá procurar captar recursos ao lado de apoiadores, que podem ser empresas ou pessoas físicas.