Muitos internautas usaram suas redes sociais, no último domingo (20), para reclamar de uma instabilidade nos sites da Americanas e do Submarino, dois dos maiores e-commerces do Brasil. Acontece que ontem (20), de manhã, os endereços online das lojas ficaram fora do ar e não foi a primeira vez, já que no último sábado (19), as páginas também não abriram.
Por meio de um comunicado oficial, emitido no sábado (19), a Americanas S.A, grupo que controla as duas empresas, havia informado que, na madrugada, suspenderam os servidores das lojas online porque foi identificado “risco de acesso não autorizado”, ou seja que poderia se tratar de um ataque hacker.
Ainda na nota oficial emitida pelo grupo, a empresa informou que os sites foram normalizados às 15h16 de sábado e que não havia motivos de preocupação porque não há evidência de comprometimento das bases de dados. Além disso, eles deixaram claro que as lojas físicas “não tiveram suas atividades interrompidas e permaneceram operando normalmente”.
Contudo, no domingo (20), o ambiente online parou de funcionar de novo e as reclamações dos usuários tomaram a web, mais uma vez. Segundo o jornal O Globo, a Americanas S.A disse que, na madrugada de ontem, voltou a suspender os servidores dos sites e que “prontamente acionou seus protocolos de resposta assim que identificou um acesso não autorizado [um suposto ataque hacker]”
“A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando”, completou a empresa, em nota emitida ao jornal.
AnaMaria Digital tentou acessar os sites americanas.com e submarino.com às 12h30 desta segunda-feira (21), mas os sites não estão no ar. Em ambos, surge uma mensagem de falha no DNS afirmando que o serviço está indisponível.
Confira: