“Pantanal”, novela baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa e adaptada por seu neto, Bruno Luperi, finalmente estreou na tela da TV Globo na última segunda-feira (28). E uma das cenas emocionou os telespectadores.
Isso porque Paulo Gorgulho, responsável por interpretar Joventino em 1990, fez uma breve participação especial no começo da nova produção, para passar o bastão para Irandhir Santos, atual intérprete do personagem, deixando quem assistia e pegou a referência emocionado.
A novela teve início com Joventino (Irandhir Santos) questionando se o velho Ceci (Paulo Gorgulho) não gostaria de se aposentar da vida de comitivas, algo que ele nega de imediato. Na verdade, ele diz que a única condição para que isso acontecesse seria caso o amigo encontrasse alguém à altura para ocupar o seu lugar, assim como José Leôncio, que ainda era uma criança, mas já se destacava entre os peões.
Com o crescimento do jovem, que passa a ser interpretado por Drico Alves, o veterano encara que é chegada a sua hora e de que deve passar o bastão para Jove. Vale lembrar que Paulo Gorgulho apareceu no remake como uma forma simbólica de oficializar a transferência de uma obra para a outra.
CHEIA DE EMOÇÃO
Na cena em questão, cheia de significado, o veterano passa o berrante para Irandhir Santos, o novo responsável pelo papel e que dá início à toda magia de “Pantanal”. O personagem fala que chegou a hora de sua promessa ser paga: “Chegou a hora de sua voz ser escutada”, afirma Ceci. “A sua voz nunca vai ser esquecida, peão”, garante o novo Jove.
O veterano, então, toca o berrante e relembra a importância daquele objeto. “Esse berrante aqui, ele carrega a história de uma vida inteira de estrada e é por isso que eu vou lhe confiar ele”, revela o personagem de Paulo Gorgulho, passando oficialmente o bastão. Pura emoção!
Emocionante! Grande Paulo Gorgulho👐🏻#Pantanal https://t.co/GCQFMZhKFb
— 🧘🏻♂️Drico Eduardo🤷🏻♂️ (@DricoEduardo) March 29, 2022
Gratidão Paulo Gorgulho. Linda passagem de bastão. 🍀✨🌹 #Pantanal pic.twitter.com/OoQSu36Mzq
— Renato Góes (@renatogoess) March 29, 2022
Vi parte de Pantanal ontem e me comovi com Hirandir Santos e Paulo Gorgulho em cena. A gente reclama que a TV brasileira produz muito lixo (quase sempre com razão), mas há momentos de pura arte e atores como Hirandir, um mestre, um gigante.
Maldita Globo lixo, me fez chorar.
— devolver (@daquitescrevo) March 29, 2022
Ep.1 da Novela #Pantanal já é um clássico!
Que produção e preparação de elenco, câmeras e fotografia, efeitos visuais, equipe de captação de imagens, gerência de produção musical, colorização, abertura, direção… Que atuações de Irandhir Santos, Paulo Gorgulho e Enrique Díaz!!!
— Marcos Nascimento (@M_G_Nascimento) March 29, 2022