Uma grande perda para o audiovisual brasileiro, a morte de Milton Gonçalves gerou uma comoção generalizada entre a classe artística. O ator ficou conhecido por ter interpretado grandes papéis em novelas da TV Globo, mas seu talento foi muito além da emissora.
Para celebrar a extensa carreira de Milton Gonçalves, AnaMaria Digital trouxe uma lista com cinco filmes icônicos dos quais o ator participou.
1. Assalto ao Banco Central
Baseado em fatos reais, ‘Assalto ao Banco Central’ narra a história do maior assalto a um banco brasileiro que já aconteceu, em Fortaleza, no Ceará. No filme, um grupo de pessoas decide roubar um banco sob o comando de Barão (Milhem Cortaz), sem ferir ninguém nem derramar sangue, e terminam faturando R$164,7 milhões. No filme, Milton interpreta o papel do Pastor Gonçalves, que dará um sermão sobre o malefício do dinheiro desonesto – e depois dirá que a única maneira de corrigir o dinheiro pecaminoso é doá-lo para a igreja.
2. O Grande Sertão
Logo nos primeiros anos de sua carreira, Milton teve uma responsabilidade gigante: dar vida ao personagem de um dos livros mais importantes da literatura brasileira. A adaptação de 1965 do romance de Guimarães Rosa “Grande Sertão: Veredas” fez parte do “Ciclo do Cangaço do Cinema Brasileiro”. O filme conta a história de dois cangaceiros, Riobaldo e Diadorim, que se apaixonam em um época na qual a homossexualidade não era vista com bons olhos. Apesar de Milton ter interpretado um papel menor no filme, o fato do ator estar presente nele já mostra a importância que ele viria a ter depois no audiovisual.
3. Eles não usam Black-Tie
Em meio a um movimento grevista numa empresa, um operário preocupado por perder o emprego, com sua namorada grávida, decide furar a greve liderada pelo próprio pai, o que inicia um conflito familiar que se estende a assembleias e piquetes. Baseado em uma obra de teatro, o filme foi indicado a 11 prêmios internacionais ganhando 10 deles. E uma curiosidade: Milton Gonçalves interpretou o mesmo papel tanto no cinema quanto no teatro!
4. Xuxinha e Guto contra os Monstros do Espaço
Tem filme infantil também! Milton Gonçalves já emprestou sua voz para um longa-metragem estrelado por Xuxa, que tem partes tanto em live action (ou seja, com pessoas reais), como em animação 3D. O filme conta a história da anja Xuxinha, que tem que lutar contra monstros do planeta XYZ que vêm à Terra e se alimentam de poluição. A história também traz um ensinamento para as crianças sobre os malefícios que a poluição pode trazer para o mundo.
5. Pixinguinha, Um Homem Carinhoso
Este foi o último trabalho para o cinema que Milton Gonçalves participou. Trata-se de uma história biográfica, que conta a vida de Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como o cantor Pixinguinha, considerado o pai do MPB brasileiro. O filme aborda desde o começo de sua carreira de cantor, aos 14 anos, e vai até sua moradia em Paris. Quatro atores diferentes interpretam o cantor em diferentes fases da vida, e Milton ficou responsável por representá-lo em sua fase mais velha.