Com uma margem de segurança que chega a 99%, a pílula ainda é considerada o método anticoncepcional mais seguro que existe. Contudo, existem outros métodos também muito eficazes como: hormônios injetáveis, implantes, DIU e adesivos tópicos.
No entanto, você sabia que esses contraceptivos são indicadas para cada momento da vida? Isso porque, cada organismo funciona de uma determinada forma. Portanto, o que funciona para uma mulher pode não funcionar para outra, sendo extremamente importante o acompanhamento de um médico.
Em entrevista à AnaMaria, o ginecologista e especialista em reprodução humana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Dr. Fernando Prado Ferreira, explicou que a escolha do anticoncepcional é feita seguindo alguns fatores.
“A escolha do contraceptivo é feita levando-se em conta fatores como a idade, a presença de alguma doença pré-existente e até o ritmo de vida da paciente”, disse o médico.
Além disso, nenhum método contraceptivo dura eternamente, ou seja, é natural o corpo sofrer alterações ao longo dos anos. Portanto, toda e qualquer alteração devem ser comunicadas ao ginecologista.
Para saber quais os métodos contraceptivos ideais para cada momento da vida, ouça o podcast abaixo da AnaMaria. Neste episódio, a editora da revista, Karla Precioso, explica os principais tipos de anticoncepcional e suas indicações para cada organismo. Confira!
Se você curtiu o tema, confira a programação completa nas melhores plataformas de áudio. Clique aqui!
Ouça o episódio:
+++Acompanhe Karla Precioso no Instagram:
DIETA E EMAGRECIMENTO / PODCAST
Algumas dietas para emagrecer podem ou não funcionar. Portanto, é importante ter o acompanhamento de um médico, visto que cada organismo funciona de uma maneira. Contudo, é comum se deparar na internet com informações falsas sobre o assunto. Para saber mais, confira aqui!