A atriz Neusa Borges é uma referência quando pensamos em televisão. Com uma carreira de 65 anos, repleta de prêmios e atuações memoráveis, ela volta a ser contratada fixa da Globo. Seu último trabalho na emissora foi em 2012, na novela ‘Salve Jorge’ e, agora, após ficar 10 anos na “geladeira”, ela está de volta às telinhas.
Em entrevista para o site ‘Mundo Negro’, Neusa falou sobre sua trajetória dentro da carreira artística, relatando ter sofrido racismo e machismo no meio. “Eu sempre detestei e sempre briguei na hora de assinar contratos sobre essa coisa da mulher ganhar menos que o homem. E eu sempre ficava mais danada ainda, porque além de ter que ganhar menos que o homem, eu tinha que ganhar ainda menos por ser mulher negra”, relatou.
A atriz ainda falou sobre sua luta por igualdade no mercado de trabalho. “Porque sempre foi essa coisa, primeiro o homem branco, depois a mulher branca e depois o homem negro e por último a mulher negra. E eu sempre briguei feio com isso. Tanto que até hoje, quando me chamam para assinar contrato, eu já digo ‘olha, não quero essa coisa de ganhar como mulher negra, não. Eu quero ganhar o quanto eu mereço ganhar’”, afirmou.
Neusa Borges ainda enfatizou que quanto mais racismo sofria, mais ela se engajava contra o preconceito. “Quanto mais me incomodava, mais eu lutava contra ele. E ainda luto, porque eu sei que essa coisa incubada que tem no Brasil é terrível”, completou ela.
RETORNO À GLOBO
Neusa Borges está de malas prontas para retornar às telinhas da TV Globo em breve. Isso porque que a atriz, de 80 anos, foi contratada para fazer parte do elenco fixo de ‘Encantado’s’, cuja história se passa no bairro de Encantado, na região do Méier, no subúrbio do Rio de Janeiro.
De acordo com a assessoria da atriz, ela também assinou contrato para fazer um episódio da série ‘A Divisão’, que retrata uma onda de sequestros que aconteceram no Brasil na década de 1990. Nela, fez uma participação mega especial na 3ª temporada de “A Divisão”, repetindo a dobradinha com o Tony Tornado que fez no filme ‘Juntos e Enrolados’.