O reprise de ‘A Favorita’ no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ acabou gerando revolta entre os fãs na semana passada. Isso porque uma frase icônica de Flora (Patricia Pillar), na qual chama Irene (Gloria Menezes) de “velha safada”, foi cortada pela edição do programa.
Na trama, a vilã ouve um desabafo de Irene, que vive um triângulo amoroso com o marido Gonçalo (Mauro Mendonça) e o amor do passado, Copola (Tarcísio Meira).
Flora, então, debocha da personagem com seu aliado, Silveirinha (Ary Fontoura), apontando a idade de Irene como um empecilho para que tenha relações afetivas com homens.
“Que velha safada! Eu fico imaginando ela se atracando com aquele outro velho caquético… Pode imaginar que baixaria, que falta de compostura!? Deus me livre virar uma velha caquética, sem vergonha, safada que nem ela”, disse na cena.
Os fãs do folhetim sentiram falta da cena que, em 2008, virou meme, e desabafaram no Twitter sobre os cortes no reprise: “Mais uma cena de Flora humilhando idosos que a Globo cortou”, escreveu uma.
A globo cortou!!
“Será que eles não tem noção do ridículo, um quadrado amoroso na terceira idade. Mas é muita baixaria, é o cúmulo da pouca vergonha. Como é que pode a Irene, uma velha, que mal se aguenta em pé, arrastar o amante pra Paraty, gente que velhinha fogosa” #AFavorita pic.twitter.com/6FGTPluAcq— Arquivos Patricia Pillar (@arquivospillar) September 20, 2022
Alguém falou que o Silvio Santos só implicou com a reprise de A Favorita porque a Flora humilha idosos e agora eu não consigo mais parar de rir pic.twitter.com/Hl2cNv74mG
— luis (@oboynoveleiro) September 13, 2022
Cortaram a melhor cena da novela aaaaaaa vai ter panelaço #Afavorita pic.twitter.com/mzOUkQk6Qz
— Dodi (@DodiGentil_) September 20, 2022
MOTIVO
É possível que a emissora carioca tenha escolhido cortar o momento pelo teor etarista, isto é, de preconceito pela idade, geralmente associada a pessoas idosas.
Isso, inclusive, não seria impossível, já que a Globo teve a classificação indicativa da novela alterada após uma denúncia feita pelo SBT no Ministério da Justiça.
A emissora de Silvio Santos alegou que cenas do folhetim são inadequadas para o horário da tarde, o que foi acatado pelo órgão público. Por sua parte, a Globo teve que realizar a alteração e notificar seus espectadores de que a versão televisionada não é igual à original.
O fato também gerou muitas dúvidas entre os fãs da novela, que questionaram como serão cenas mais “pesadas”, como o sequestro de Flora e de Lara (Mariana Ximenes) e o assassinato de Gonçalo, com os cortes feitos pela Globo.