“Meu orçamento é contado, mas consigo guardar R$ 50 por mês. É possível investir com esse valor?”. Em tempos difíceis, ter uma reserva de emergência é necessário. O valor representa menos de 5% do salário mínimo e pode ajudar você a iniciar sua vida de investidora.
Em um país onde 76,3% dos brasileiros têm dívidas – segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – iniciar um pequeno investimento é um grande passo. É possível investir em Tesouro Direto, CDB, LCI e/ou LCA e o ideal é entender cada um para avaliar o que é mais adequado para o seu cenário.
O primeiro passo é abrir uma conta numa Corretora de Valores. Dentro do site da corretora será possível fazer as simulações e prever quanto você terá de retorno após o período de investimento.
O ponto de partida de todos os investidores é o Tesouro Direto. Imagine que os seus R$ 50 serão emprestados por um tempo para o governo e, depois do período previsto, ele o devolverá com juros e correções.
Boa parte das opções seguem a Selic – taxa básica de juros -, e, por isso, quando escutar que a taxa aumentou ou diminuiu, fique de olho. Trata-se de um investimento seguro e você não perderá o dinheiro investido.
Outra alternativa é o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Nessa opção, você irá emprestar dinheiro para os bancos. Durante o período pré-fixado, o dinheiro estará nas mãos da instituição e, ao final do tempo do empréstimo, você terá o valor investido inicialmente devolvido com acréscimos.
Ainda há os investimentos de renda fixa: LCI e LCA. O primeiro é uma renda fixa destinada para apoiar os financiamentos imobiliários do país e o segundo é a Letra de Crédito do Agronegócio, que atua para financiar as atividades do agronegócio.
Fique atenta às taxas e avalie as possibilidades que permitem, em caso de emergência, ter acesso ao valor em poucos dias.
AUMENTE O VALOR DA RESERVA
Todo mês, reserve um valor mínimo destinado para investir mais um pouco e acompanhe a evolução do investimento. Aos poucos e com paciência, você verá que será possível ter um valor disponível, além da possibilidade de passar a estudar a chance até de como aumentar o retorno referente às suas aplicações.
CORRETORA DE VALORES: O QUE É?
Corretora de Valores nada mais é do que uma instituição que atua no sistema financeiro, prestando o serviço de intermediação de compra e venda de títulos financeiros para os seus clientes. Você pode abrir uma conta gratuitamente na Corretora, porém precisa entender os custos de operação para cada transação.