Com tudo aumentando o tempo todo, a palavra economia nunca fez tanto sentido na vida das pessoas. O gás de cozinha, por exemplo, sofreu um aumento de 23,2% nos últimos 12 meses, entre março de 2021 e o mesmo período de 2022, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e isso representará parte significativa dos custos mensais da população.
João Pedro Lúcio, técnico de Operações da Maria Brasileira, rede de franquias de limpeza e cuidados residenciais e corporativos, separou dicas bem simples que vão ajudar a economizar o gás de cozinha durante as tarefas do dia a dia. Confira.
-
EVITE ABRIR O FORNO:
Às vezes, é difícil resistir e não abrir o forno para ver o ponto em que está o alimento, mas isso faz com que o mesmo demore mais tempo para voltar à temperatura ideal. Logo, gasta mais gás. Outro truque certeiro é, se você for assar diferentes pratos com tempos de cozimento semelhantes, coloque-os juntos no forno (se houver espaço).
-
PLANEJE AS REFEIÇÕES:
Reserve um dia para planejar e cozinhar as refeições da semana. Isso é benéfico não só para diminuir o tempo de uso do fogão e economizar gás, como também tornar o dia a dia muito mais prático.
-
MANTENHA O FOGÃO LIMPO:
Se a chama do fogão estiver laranja ou amarelada, é sinal de que as bocas estão sujas ou com mau funcionamento, então o fogão precisará se esforçar mais para dar conta, gastando mais gás.
-
USE A PANELA DE PRESSÃO QUANDO POSSÍVEL:
Embora muitas pessoas tenham medo de usá-la, aprender a manuseá-la pode ajudar a economizar gás, já que ela cozinha os alimentos em menos tempo. Outra dica é deixar grãos, como feijão e grão-de-bico, de molho por algumas horas. Dessa forma, eles ficarão mais macios, agilizando o cozimento.
-
TAMPE AS PANELAS:
Utensílios tampados aproveitam mais a chama, cozinhando mais rápido, já que o calor não se dissipa para o ar. Já em panelas abertas, acontece justamente o contrário.
-
EVITE A PASSAGEM OU CORRENTE DE VENTO:
a potência das chamas do fogão diminui com o vento, exigindo mais tempo para que a panela atinja a temperatura ideal.
-
FIQUE DE OLHO NO MATERIAL DA PANELA:
Apesar de serem mais caras, vale a pena comprar as panelas que retêm mais calor, pois reduzem o tempo de cozimento. As de cerâmica, inox ou fundo duplo são excelentes – não só para economizar gás de cozinha, mas também para a saúde, já que não soltam substâncias tóxicas.
-
USE BOCAS DO FOGÃO ADEQUADAS:
Colocar uma panela pequena em uma boca grande é desperdício de gás de cozinha. Evite, a menos que esteja com muita pressa.
-
CORTE OS ALIMENTOS EM PEDAÇOS MENORES:
O tempo de uso é determinante para a economia de gás. Por isso, quanto menor o corte do alimento, menos tempo ele levará para ser cozido.
-
COZINHE A VAPOR:
Você pode aproveitar o cozimento de um alimento que já está na panela para colocar uma escorredeira metálica em cima e cozinhar outros alimentos no vapor, como os legumes. Assim, você gasta a mesma quantidade de gás para cozinhar uma quantidade muito maior de alimentos.
-
CONHEÇA O SEU FOGÃO:
Geralmente, podemos utilizar um fogão por vários anos sem problemas. Porém, um eletrodoméstico velho pode ter bicos entupidos e dificuldade de acender as chamas, propiciando o escape de gás, que aumenta o gasto de gás e, acima de tudo, coloca a segurança das pessoas em risco.