A youtuber tailandesa Phonchanok Srisunaklua compartilhou um vídeo comendo uma sopa de morcegos na plataforma. Ela ainda salientou que o caldo que acompanhava alguns legumes estava delicioso.
Após a publicação viralizar, a jovem conhecida pelos conteúdos gastronômicos recebeu diversas críticas nas redes: “Se você vai morrer, morra sozinha. Ninguém vai culpá-la. Mas você será amaldiçoada se iniciar uma pandemia”, afirmou um dos críticos. Outro internauta chegou a relembrar da possível relação dos animais com o surgimento do coronavírus.
Ela optou por apagar o vídeo e se desculpar com os telespectadores. No entanto, já era tarde, a influenciadora foi presa pelas autoridades locais e pode pegar até 5 anos de cadeia. De acordo com o TMZ, as autoridades tailandesas prenderam-na por posse de carcaças protegidas de animais selvagens. Além disso, o conteúdo do vídeo violou a Lei de Crimes Relacionados a Computadores de 2007.
“Sinto muito a todos. Não acho que o que fiz foi imprudente, mas pode ser uma coisa ruim e peço desculpas a todos os seguidores que estão decepcionados comigo. Desculpe por fazer vocês se sentirem mal com o que eu fiz. Não sei se vocês vão me perdoar pelo que fiz”, disse a tailandesa.
RELAÇÃO COM A COVID
Pattaraphon Manee-on, chefe do grupo de gestão de saúde da vida selvagem do Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas da Tailândia, reforçou o perigo do ato para a saúde humana.
Segundo o veterinário, os morcegos carregam diversos germes e não há indícios que a água quente usada para cozinhar o animal mate esses patógenos. Vale lembrar que, apesar de não haver provas científicas concretas a respeito, os morcegos são considerados os mais prováveis hospedeiros do vírus que causa a Covid-19.