Pelé também está sentindo a dor de todos os brasileiros: a eliminação precoce na Copa do Mundo do Catar. Tanto que, no último sábado (17), o Rei do Futebol publicou uma carta aberta no Instagram para lamentar, mas também ressaltar a importância do futebol para o país.
No texto, o ex-jogador lembrou que o amor foi o que conduziu a seleção até a conquista do penta e pediu para que isso não fosse perdido. “Apesar da dor que estamos sentindo com a nossa eliminação na Copa do Mundo, eu peço aos brasileiros que se lembrem do que nos trouxe até as cinco primeiras estrelas que temos no peito. É o amor que nos move.”
Ele destacou não saber o que faz o país ser “tão louco por futebol. Se é o amor pela união de amizades verdadeiras em torno do esporte, pelo grito do gol ou por esquecer de todos os problemas que enfrentamos, mesmo que seja por apenas 90 minutos. Talvez o amor pelo combate à pobreza, à fome e às drogas, que o futebol assume em tantas comunidades que formam um país tão imenso. São muitas as virtudes do esporte mais bonito. Ainda mais aqui no Brasil.”
Além disso, Pelé frisou que o país precisava reestabelecer o sentimento de união e pediu para que isso não fosse “passageiro”. “Não pensem que os sonhos dos nossos atletas acabaram. Eu sei que eles ainda sonham com a sexta estrela, assim como eu sonhava quando era um menino. A nossa conquista foi apenas adiada.”
Por fim, ele deixou um recado especial à seleção brasileira e ao povo: “Aos meus amigos atletas e comissão técnica da Seleção, eu deixo a minha admiração, solidariedade e amor. A todos os brasileiros, eu desejo que a união e o amor que nos une no esporte transcenda para a vida inteira. O sonho é de todos nós. Amor, amor e amor.”
Vale lembrar que, desde o fim de novembro, Pelé está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), para reavaliar o tratamento que faz contra o câncer no cólon. O Rei luta contra um tumor no intestino desde 2021 e teve metástases diagnosticadas no início deste ano.
O REI
Diante da vitória da Argentina no campeonato, Pelé também prestou uma homenagem a Lionel Messi. “Vencendo sua primeira Copa do Mundo, como era merecido por sua trajetória. Parabéns, Argentina! Certamente Diego está sorrindo agora”, disse. Ele também não esqueceu o jovem francê Kylian Mbappé. “Que presente foi assistir a este espetáculo ao futuro do nosso esporte.”
Para completar, o Rei coroou a campanha de Marrocos nesta Copa, definido como “incrível”. “É muito bom ver a África brilhar”, celebrou.