O Coronel Tertúlio (José de Abreu) finalmente revelará a José (Sérgio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes) que eles são irmãos em ‘Mar do Sertão‘.
A revelação ocorrerá quando o noivo de Candoca (Isadora Cruz) confrontar o ex-marido da médica por tentar assassiná-lo no hospital, anos antes.
O segredo deixará os dois transtornados, e a ex-nora do Coronel o aconselha a falar com cada um dos filhos. Quando procura o advogado, ele finge estar dormindo e depois foge da fazenda para atirar contra o irmão, mas erra o tiro de propósito.
Ele é levado de volta por Candoca, mas a atitude fará o personagem de José de Abreu ficar angustiado por ter escondido a informação durante anos.
Ele ainda tem uma conversa emocionante com José, que fica arrasado. Em seguida, é visto se confessando na igreja e recebe um gesto de empatia de Padre Zezo (Nanego Lira), que acaba rezando por ele.
Ismênia (Ana Miranda) começa a ficar preocupada com o Coronel, que parece inconsolável e vivendo momentos tensos com Tertulinho após o atentado contra José. A atitude hostil de Deodora (Débora Bloch) prejudica ainda mais a situação.
A desavença entre os filhos, o peso do segredo e uma briga farão com que ele tenha uma crise nervosa e passe mal nos braços de José, que fica desesperado que algo aconteça com o pai.
CAPÍTULO DE HOJE
TERÇA-FEIRA (27 DE DEZEMBRO)
Timbó se recusa a acreditar que encontrou petróleo, mesmo com a confirmação de José e Candoca. Joca e Manduca salvam Xaviera. Pajeú descobre a fuga de Xaviera. Sabá se desespera ao constatar que Escolástica roubou o dinheiro que tinha escondido. Manduca, Joca e Xaviera convencem Pajeú a ir embora sozinho. Laura convida Tertulinho para trabalhar na JM/Chaddad. Deodora repreende Pajeú por reclamar de suas falas contra Candoca. Rosinha pede para José cuidar dos negócios de sua família. Laura avisa que Tertulinho precisa desistir de Candoca.